Faltando quatro dias para a eleição, terminamos nossa série de aplicativos da Justiça Eleitoral que ajudam o cidadão a acompanhar com mais clareza o pleito. O app Resultados 2018 (Android, iOS) é o terceiro desta série de soluções publicadas por Mobile Time na coluna semanal de dicas de aplicativos.

Sabemos que este é um momento delicado para o País. A população fica apreensiva e acompanha toda a movimentação nas ruas, nos debates televisivos e também nas pesquisas de opinião. Mas nada se compara ao real resultado que chegará das urnas na noite do dia 7 de outubro.

Para acompanhar passo a passo a disputa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou este app para a população visualizar – em tempo real – quem ganhou e quem perdeu nas eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Uso do app

Para utilizar o app é simples: basta adicionar nos favoritos o candidato que deseja acompanhar. Assim que sair o resultado da eleição, uma notificação aparecerá na sua tela e, ao abrir a aplicação, será possível ver quantos votos o político escolhido recebeu. Além disso, é possível comparar os percentuais entre os candidatos e ver os resultados na totalidade – inclusive dos votos brancos, nulos, por legenda, nominais e pendentes.

Ferramentas

O Resultados 2018 ainda tem uma busca nominal. Essa ferramenta é a forma ideal para acompanhar o seu escolhido entre os deputados e mesmo para gravar o número do postulante favorito, uma vez que, apenas em São Paulo, temos mais de 3,5 mil candidatos, dos quais 1,5 mil concorrem a uma vaga como deputado federal, e 2 mil adeputado estadual (2 mil).

Outro diferencial da ferramenta é que ela está programada por geolocalização. Portanto, o cidadão não precisa colocar o estado que vota, pois o app puxa automaticamente. Se precisar mudar, ou se quiser acompanhar políticos de outras regiões, é possível alterar na busca. Com o resultado em mãos, o usuário também pode compartilhar a informação oficial nas redes sociais.

Importante frisar que este aplicativo também funcionará para o segundo turno das eleições, que acontece no dia 28 de outubro.

Resumo

O Resultados 2018 é uma atualização de uma versão lançada dois anos atrás. Entre os três apps testados nas últimas semanas, ele é o que tem melhor usabilidade para usuário. Ele tem como principais novidades o novo layout, com estética e design minimalista, navegação intuitiva e as fotos dos candidatos.