O segundo turno das eleições 2018 estão chegando. No próximo domingo, 28, os brasileiros vão votar para escolher o destino do País pelos próximos quatro anos. Para isso, é bem habitual o uso de novas ferramentas nas zonas eleitorais.

Em dicas de apps anteriores, nós falamos de outras ferramentas da Justiça Eleitoral, como Pardal, Resultados e Boletim na Mão, que se tornaram rotineiras no pleito, seja para acompanhar ou para denunciar problemas nas disputa eleitoral.

Hoje vamos falar do Mesário (Android, iOS), um aplicativo destinado àquele convocado ou voluntário que trabalha nas zonas eleitorais, durante o exercício cívico dos cidadãos. Atualizado em agosto deste ano, a aplicação permite que os 2 milhões de colaboradores tenham em suas mãos informações e ferramentas para auxiliar o desenrolar do processo eleitoral.

Dentro do app, o mesário recebe informações importante, como: atuação dele no dia da eleição, dicas para resolver imprevistos, contagem regressiva até a disputa, recebimento de notificações por unidade da nação, o uso de documentos eletrônicos etc.

Um dos principais destaques do app é que, em caso de denúncia de crime eleitoral, o mesário é indicado a abrir o aplicativo Pardal para registrar a ocorrência. Outro destaque é uma lista de checagem com os passos necessários para dar início à votação e para encerrar a seção.

Embora seja destinado aos colaboradores do pleito, o app é totalmente aberto e não necessita de senha. Ou seja, qualquer um pode acessá-lo e ver as mesmas informações que um mesário tem.