A inteligência artificial em câmeras vem ganhando força nos últimos anos, seja com a função de reconhecimento de cena para melhorar a foto de uma paisagem, ou com a ferramenta para deixar o fundo desfocado e destacar um objeto. Os fabricantes de smartphones estão adicionando essas tecnologias em suas câmeras, de modo que auxiliem o usuário a tirar fotos mais bonitas e com mais facilidades.

No entanto, pode ser que um celular não tenha um reconhecimento de cena, por exemplo, ou uma função exista apenas no fabricante rival. Ou o app de câmera pode não agradar por ter muitas funções ou travar para este tipo de função. Para não ficar sem alternativas, o aplicativo UOKA CAM (Android, iOS) é uma excelente opção para aqueles que desejam usar todo o potencial da câmera do smartphone com inteligência artificial.

Ele permite gravar vídeo e tirar fotos em alta resolução, reconhece mais de 20 tipos de cena, tem dezenas de filtros e permite editar as fotos antes de publicar. Outro destaque do app é o smart blur, uma função que permite desfocar tudo ao redor e focar apenas na imagem principal.

Para quem gosta de tirar selfies, o aplicativo tem ajuste de rosto (afinar o nariz ou deixar as bochechas mais rosadas, por exemplo) e ajuste de corpo (diminuir a silhueta, rosto ou até parecer mais alto).

Mesmo em inglês, o app é intuitivo e bem fácil de mexer. Todas as funções e ícones estão basicamente na ponta dos dedos, similar às funções de câmeras em redes sociais como TikTok, Snapchat e Instagram.