Recentemente adicionado ao rol de startups do Google Campus, a empresa do aplicativo 12 min (Android, iOS) traz uma proposta interessante para os usuários: a microleitura. Esse conceito dá a oportunidade para consumidores ouvirem ou lerem microbooks, versões resumidas de 600 best-sellers a partir de 12 minutos.

Nos aplicativos para Android e iOS, o funcionamento do app é simples: basta selecionar as categorias de livros de sua escolha, os best-sellers mais interessantes para o seu dia a dia, e escolher um deles para ouvir. Ele abre um player para tocar o audiolivro com possibilidade de acelerar a leitura até duas vezes mais rápida. Se preferir, há uma opção em texto que pode ser usada para acompanhar a narração.

Por sua vez, no Google Assistente, foco da turma atual do Google Campus, esta solução ainda precisa de melhorias. É necessário aprimorar o processo de cadastro, que é um pouco confuso – tive que sair e entrar no bot para confirmar meu cadastro no app. Além disso, não toca automaticamente quando escolho um livro e falta a opção de aumento da velocidade de narração, assim como a de baixar um arquivo PDF com o resumo.

Agora, tanto no app quanto no Google Assistente, o 12 min precisa ser mais claro quanto aos seus planos de assinatura. Descobri não pelo app ou bot, mas pelo site que tenho três dias de acesso gratuito total. Após esse período de degustação, o usuário pode consumir apenas um microlivro por semana.  Se desejar, o usuário pode fazer uma assinatura anual pagando 12 parcelas mensais de R$ 21,24 para manter o acesso integral e sem restrições.

Ainda assim, o trabalho da equipe do aplicativo em resumir esses livros é louvável. Em especial para pessoas que dizem não ter tempo para leitura.