A cultura francesa é pontuada por alguns aspectos marcantes: o croissant, a baquete debaixo do braço, a politesse (cortesia) e as manifs (manifestações) nas ruas de suas cidades. São quatro pontos sagrados. Há manifestações para tudo na França, porém, sempre com disciplina. Os organizadores devem enviar um documento às autoridades indicando o objetivo, o local, a data e a hora da manifestação e o itinerário. Tudo certinho, porém, bem democrático. Esta jornalista que vos escreve já presenciou manifestação, in loco, dos sans papiers ou os sem papéis, aqueles que estão no país sem a documentação necessária, ilegais. Sim, com polícia auxiliando no percurso e tudo bem comportado. Trata-se de um direito dado pelo estado desde o início do século XX.

Mas, quando isso não acontece, ou seja, quando é uma manif “surpresa”, sem ter passado pelo crivo da “ordem pública”, a polícia reprime com tudo.

Pensando em ajudar as pessoas que gostariam de ir a uma manif, mas estão impossibilitadas – porque estão doentes ou longe do local, por exemplo – o artista francês Antoine Schmitt desenvolveu o site responsivo manif.app, página de manifestação online coletiva que usa o Open Street Map, uma espécie de Google Maps.

A ideia do manif.app nasceu durante as intensas manifestações dos Gilets Jaunes (Coletes Amarelos), em 2018-2019, por conta das dificuldades de acesso às manifestações devido à repressão policial. Mas Schmitt só colocou a ferramenta em prática em março de 2020 durante o isolamento social na França causado pela pandemia do novo coronavírus e, depois de vários testes, foi oficialmente lançada em 15 de abril.

Trata-se de uma plataforma simples. Basta clicar em “Manifest” e um avatar, bem trivial, como um boneco de palito, vermelho, aparece na tela – enquanto os outros bonequinhos são pretos. O mapa inicial no fundo é o da França, mas o usuário pode arrastar seu avatar para onde quiser, inclusive para o Brasil. A plataforma está traduzida para o português, ou seja, qualquer um pode organizar uma manifestação na plataforma.

É possível também escrever um cartaz. A princípio, todos os avatares estão com “manif!”, mas os usuários têm liberdade para escrever o texto que desejarem. Percorrendo o mapa, no Brasil, por exemplo, pude ver pessoas se manifestando em prol da ciência, das universidades públicas e contra o atual governo. Não à toa, já que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai usar o manif.app em sua primeira manifestação online nacional, a Marcha Virtual pela Ciência, que acontecerá na próxima quinta-feira, 7. No mesmo dia, em dois momentos, de 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, a SBPC promoverá um tuitaço usando as hashtags #paCTopelavida e #fiquememcasacomaciencia.

Privacidade

De acordo com a plataforma, a manif.app não transmite nem estoca dados dos usuários, nem fornece as coordenadas dos usuários, muito menos informações privadas como IMEI, número telefônico ou nome. Os usuários se manifestam de forma anônima na ferramenta.

Resta saber se até as manifestações vão virar moda no mundo online.