Convenhamos, o maior problema da educação financeira é que ela é chata, pedante e em alguns casos irritante. Ninguém quer um app ou software que fica dizendo quanto e onde você deve gastar. E nenhum usuário quer gráficos incompreensíveis. Uma alternativa para estimular o controle dos gastos é a gamificação, e o aplicativo Fortune City (Android, iOS) é um dos seus expoentes.

O game se baseia nos gastos do usuário que são colocados por meio de uma calculadora e uma tag. Sempre que informar os gastos, o dinheiro é encaminhado para um “prédio” existente em sua cidade ou para um “prédio” novo – são 101 prédios. À medida que vai colocando mais gastos, a população cresce e o usuário ganha badges, gerando uma competição com outras pessoas.

Com gráficos que lembram jogos infantis divertidos, o usuário se torna prefeito e deve simular a gestão de uma cidade. No acesso, a pessoa ainda tem apoio do gato Cashy, que faz o papel de CFO e conselheiro do prefeito, e que vai lembrando o usuário de colocar seus gastos ali.

Sob o ponto de vista da educação financeira, o aplicativo consegue fazer previsões de gastos, uma vez que, além do consumo diário do usuário, o Fortune City permite adicionar valores que entram na cidade, ou seja, o salário, a bolsa ou a mesada. Essa prévia é mostrada em um gráfico simples.

Resumo do app

O aplicativo é divertido, intuitivo e fácil de usar. Percebe-se que ele foi desenvolvido para crianças e adolescentes que estão começando a dar valor ao dinheiro. Mas o Fortune City poderia servir também aos adultos. Por exemplo, o app poderia ter uma opção para atrelar à conta – como faz o Guia Bolso – com os gastos sendo carregados em tempo real. Seria bem interessante para qualquer usuário ter uma previsão dos gastos que faz e ver onde e como pode cortar.

Outro problema do app é que a única língua ocidental dele é o inglês. Não há opções dele em português. Produzido pela Fourdesire de Taiwan, o seu foco está todo no Leste Asiático. Além do inglês, o Fortune City possui os idiomas coreano, japonês, chinês tradicional e chinês simplificado.