Grande carro-chefe da plataforma móvel da Nokia, o City Lens é um app paradoxal. Ao mesmo tempo em que realmente impressiona, por suas features avançadíssimas, a versão brasileira do app deixa no ar uma certa desconfiança por alguns bugs fundamentais que, após mais de dois meses de versão beta, já deveriam ter sido corrigidos. Ainda assim, é uma ferramenta indispensável para todos os usuários do Lumia (só está disponível para os usuários da linha Windows Phone da Nokia), e especialmente para aqueles que gostam de explorar novas cidades.

Em linhas gerais, trata-se de um aplicativo de realidade aumentada que permite ao usuário ter, na tela do smartphone, um guia turístico interativo cujo detalhamento e profundidade são sem precedentes. É realmente de impressionar: ao apontar-se a câmera do smartphone para uma determinada direção, o app ‘escaneia’, por meio de um sistema de localização por satélite, toda a região ao redor do usuário, fornecendo na tela uma infinidade de localidades e opções de lazer que podem ser escolhidas (como restaurantes, bares, boates, etc). Mas não é só isso: são informadas a direção e a distância de cada uma das localidades, as quais vão sendo atualizadas pelo GPS conforme o usuário se movimenta. Um verdadeiro guia interativo, no qual pode-se ainda ter acesso às avaliações (em estrelas) e às críticas de cada localidade, feitas pelos próprios usuários do serviço. Ainda: se o usuário quiser um mapa da região, é só virar o smartphone na horizontal, e a tela automaticamente “se transforma”, acessando o (excelente) serviço de mapas da Nokia.

Com tudo isso, o app impressiona à primeira vista, e não é para menos. Com o uso, entretanto, surgem os problemas. Primeiramente, a bússola do aplicativo é de dificílima regulagem (o usuário tem que fazer uma série de movimentos com o smartphone), e quase nunca funciona perfeitamente. Com isso, perde-se a função de localização geográfica, que é justamente um dos trunfos do serviço: um restaurante que fica ao norte, por exemplo, aparece como se ficasse ao sul. Além disso, não há uma opção para se regular manualmente a bússola: é o próprio app que “decide” a hora em que isso vai ser feito.

Outro problema, ainda que menor, é a falta de certas localidades na versão brasileira do aplicativo. Ao menos no Rio de Janeiro (onde testei o app), algumas boas opções de lazer e gastronomia ainda estão de fora, o que levanta a questão sobre a periodicidade de atualização das informações ali contidas, algo fundamental para este tipo de serviço.

Apesar dos pesares, fica a dica: se você é o feliz proprietário de um Nokia Lumia, vá correndo baixar esse app. O City Lens é exclusivo para os celulares da linha Lumia (710, 800 e 900) e pode ser baixado gratuitamente no Beta Labs.