Não estou em um filme do John Woo, mas entrei na mania do Reface (Android, iOS), o app que consegue colocar o seu rosto em um vídeo ou Gif famoso. É muito divertido colocar o seu rosto em uma cena do Transpotting, de um filme da Marvel ou em momento histórico.

Contudo, há ressalvas.

Dados

Assim como acontecia no FaceApp, o Reface coleta dados que supostamente são desnecessários, como endereço IP, fonte de tráfego de rede, informação sobre sua rede wireless e móvel, nível de bateria e localização. Por outro lado, o app lembra que não coleta dados de biometria e não é usado para fotos, apenas GIFs ou vídeos.

Feito pela desenvolvedora norte-americana NeoCortext,  as regras de privacidade do app informam ainda que podem repassar os dados para terceiros, mas segue as leis de proteção de dados da Europa e dos EUA, e que mantém os dados armazenados no Google Cloud.

Uso

O app é simples de mexer e divertido. Basta tirar uma selfie e escolher o GIF que deseja usar, seja da linha do tempo ofertada pelo aplicativo ou através da busca – que é baseada no serviço de GIFs do tenor.

Da tecnologia, me impressionou a fidelização na substituição do rosto. Em apps similares, ou mesmo aplicativos de foto que tentam fazer desenho de quadrinho com seu rosto, é comum errar alguns traços. No Reface, não tem esse problema. Ele é extremamente fiel à selfie que você tirou, e inclusive acerta a luminosidade do rosto na cena escolhida.

Irritações

O lado negativo é que antes de gerar a cena e compartilhar nas redes sociais, apps de mensageria, e-mail ou salvar na galeria de fotos, o aplicativo joga toda vez uma peça publicitária em vídeo sem relação alguma com o consumo – como um jogo qualquer do Japão. Outra função que pode irritar é a marca d’água nas imagens.

Essas funções podem ser retiradas com a assinatura do app. Mas acredito que se você só quer brincar e criar um ou outro GIF/vídeo, não precisa pagar R$ 26 por mês ou R$ 130 na parcela única anual.