LIT

Imagem da página do LIT no Facebook da empresa

Recentemente tive a oportunidade de testar amplamente uma das plataformas de educação que mais tinha curiosidade, a LIT (Android, iOS). Preparada pela Escola Saint Paul com inteligência artificial IBM Watson, me chamou a atenção o amplo acervo de cursos que o app tem – mais de 20 mil horas de conteúdo em vídeo, 8 mil livros disponíveis para downloads e dez programas de MBAs.

O conteúdo é de altíssimo nível com professores dos cursos da Saint Paul, além de especialistas do mercado. Mas o mais importante são os exercícios: são 1,5 mil testes. Ou seja, não tem como dar aquele ‘migué’ de acelerar a velocidade do vídeo e pegar o diploma depois. O usuário precisa acompanhar, compreender o conteúdo e responder, algo que tinha visto apenas no Coursera – em minha opinião a melhor plataforma de ensino remoto existente.

No entanto, há algumas carências no app. A busca ainda não é 100% assertiva. Não adianta perguntar apenas sobre um tema como “criptomoedas”. É preciso colocar uma frase toda como “introdução ao mercado de criptomoedas”. Outro problema que observei é que, algumas vezes, ao terminar um vídeo, o app não contabiliza as horas feitas. É preciso sair e entrar no vídeo novamente para que ele conte suas horas de aulas assistidas.

Por ter uma trilha específica para fazer, não usei com tanta frequência o bot educacional, Paul, que atua como um tutor digital da plataforma. Apenas digitava o nome da aula que precisava fazer e acompanhava o material.

Mas ressalto que pude fazer toda a trilha (mais de 30h de aula) apenas em meu smartphone. Talvez essa seja a principal vantagem do LIT ante outras plataformas do mercado: a sua UX mobile é ótima. Mas também destaco que o trabalho de curadoria da Escola Saint Paul é fantástico por manter a plataforma com temas bem frescos e atualizados, como inteligência artificial até as regulações mais recentes do Banco Central e da LGPD.