A plataforma de ensino SkillShare (Android, iOS) chegou oficialmente ao Brasil e a outros três países latino-americanos em junho deste ano. Com uma série de cursos livres preparados por profissionais ou especialistas, a plataforma foca em temas da economia criativa, como ilustração de personagens com o quadrinista Gabriel Picolo ou como ser um sucesso no YouTube com Marquees Brownlee.

Ao realizar uma pesquisa no app, aparecem cards com os temas mais populares, tais como: animação; design gráfico; ilustração; fotografia; filmes; artesanato; e os cursos originais (feitos por profissionais contratados pela SkillShare) e as dicas de cursos livres selecionados pelo estafe do app.

Mas o app é muito mais que isso e talvez essa seja a primeira falha. Diferentemente de outros aplicativos de educação, não há um menu com todas as categorias de cursos. Há apenas os temas pré-selecionados e, ao digitar um termo na busca, é mostrada toda uma variedade de cursos relacionados a ele.

Por exemplo: há cursos sobre código, arquiteturas e protocolos em temas como HTML, Java, Internet das Coisas e até 5G. Mas esses conteúdos só podem ser encontrados pela busca. Também é possível encontrar temas que ajudam no dia a dia das pessoas, como culinária e até pintura de quadros com tintura natural.

Ao fazer um curso há dois problemas:

  1. Senti falta de exercícios ou pelo menos um questionário para saber se a pessoa realmente aprendeu aquele conteúdo, ao final de cada aula. A maioria pede um projeto baseado no curso como um todo ou é possível conversar na comunidade do curso;
  2. A maioria dos cursos estão em inglês. E, quando há tradução, ela não é boa, dando a parecer como se estivesse sido feita automaticamente.

Também incomoda o fato de que o vídeo muda automaticamente de uma aula para outra.

Os vídeos têm boa qualidade e boa captação de áudio, mas a plataforma precisa melhorar muito, em especial na integração do usuário com a plataforma.