Se tem algo que aprendemos com o caso da Cambridge Analytics é que não precisamos colocar nas mídias sociais cada detalhe de nossas vidas. Seja um jantar com um ente querido, uma conversa entre amigos no bar, uma viagem ou um desabafo. De todo modo, alguns momentos nós queremos guardar não apenas nas nossas memórias, mas também em formato digital, mesmo que seja apenas para uso pessoal.

Uma alternativa interessante é o Journey (Android, iOS), uma espécie de diário na tela do smartphone. O app é uma boa solução para quem deseja registrar um momento único, seja com uma foto, um vídeo ou um texto, e guardar em uma nuvem privada que apenas o usuário tem acesso.

Ele é uma opção muito mais válida do que, por exemplo, guardar as fotos no Google Fotos. O Journey, por exemplo, mostra os momentos salvos em um mapa, por meio de geoetiquetas (marcação baseadas na geolocalização do usuário, que é bem precisa). O app também se destaca por ser multiplataforma, ou seja, o consumidor pode usar a aplicação simultaneamente no PC, Mac e Chromebook, além dos apps mobile.

Além disso, o app é uma ótima escolha para quem gosta de escrever diários. Registrar as etapas dia após dia é um hábito cada vez menos utilizado no mundo dos “textões” e quando todos abrem suas vidas nas mídias sociais. Sim, há opção para compartilhar as publicações em redes sociais – Facebook e Twitter –, mas fica totalmente a critério do usuário. Tanto que o mote do Journey é “mantenha suas memórias privadas intemporais e para sempre”.

Um grande diferencial do Journey, em relação a outros apps de diário, é o fato de estar completamente em português. O aplicativo possui ainda uma versão premium (R$ 15,99 por ano) que permite anexar 10 fotos em publicações, compartilhar os textos no WordPress e Tumblr, exportar o diário em DOC, além de ter modo noturno, a opção de redescobrir uma postagem antiga e suporte ao Google Fit.