Em ‘A singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia’, o autor e inventor Ray Kurzweil diz que: “o ritmo de mudança na tecnologia criada pelo homem está acelerando, e seus poderes estão se expandindo em ritmo exponencial.”

Mas a questão por trás do trecho da obra é: como entender as mudanças no mundo?

Inteligência artificial, mapeamento no DNA, retrofoguetes, direção autônoma, robótica, Internet das Coisas e fintechs. Essas são algumas das questões que chegam aos nossos olhos e ouvidos diariamente. O problema é que muitas vezes não conseguimos acompanhar ou compreender todo esse volume de informações.

Uma alternativa interessante foi criada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), é o aplicativo Strategic IQ (Android, iOS, Huawei). O conceito do app é levar “conhecimento e contexto inteligente” da organização e de seus líderes para o resto do mundo. Com material curado pelos especialistas afiliados ao WEF, o app traz informações vitais de indústrias, países, setores e desafios que permeiam pessoas e instituições em todo mundo.

Ao todo, o app tem mais 120 temas com vídeos, gráficos e artigos de mais de 250 organizações, grupos e estudiosos. Essas temáticas foram batizadas como ‘mapas da transformação’, uma série de infográficos interativos que mostram como os grandes tópicos do mundo estão interligados.

A plataforma consegue mostrar as principais tendências no mundo de hoje e as necessidades do amanhã. Destacam-se materiais globais como “5G” (o mapa mais recente na plataforma), “o futuro da produção”, “blockchain”, “cibersegurança” e até temas regionais, como “Brasil” e o “desflorestamento na Amazônia”.

Em um primeiro momento, o app pode ser um pouco complicado de mexer. O ideal é usar sua busca para encontrar os temas desejados, ou navegar pelos cards. Aliás, a navegação do app está em português, mas o conteúdo (vídeos, textos e infográficos) está em inglês.

Ainda assim, o Strategic IQ é o melhor aplicativo para entender o mundo hoje.

WEF

Mapa de Transformação