Da esquerda para a direita: Patrícia Ellen (sec. de Desenvolvimento de SP); Marisol Argueta (WEF); João Doria (governador de SP); Carlos da Costa (sec. Min. da Economia); e Júlio Serson (sec.de relações internacionais)

O governo de São Paulo, o governo federal e o Fórum Econômico Mundial (WEF) firmaram um acordo de entendimento para instalar um escritório dedicado à Indústria 4.0 em São Paulo. No documento assinado pelo governador João Doria (PSDB-SP) e pela vice-presidente do WEF na América Latina, Marisol Argueta, o Centro para a 4ª Revolução Industrial será instalado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na USP, na capital paulista.

Com duração de cinco anos, o acordo para o espaço terá um investimento anual de US$ 1 milhão, valor que é estipulado pelo WEF e que será bancado pela iniciativa privada. O intuito é capacitar anualmente mais de 100 empresas e seus trabalhadores em Internet das Coisas (IoT), de modo que ajudem a espalhar boas práticas e políticas públicas pelo País.

“O objetivo é ter uma instituição pioneira no Brasil. Este projeto coloca o País na discussão global. Ao lado de outros sete países que já possuem centros similares – China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes”, disse Argueta. “As tecnologias emergentes de IoT não são ficção. Nós vemos impactos delas nas indústrias. Endosso a importância dessas tecnologias de maneira ética e inclusivas”, complementou.

Preparo

As empresas que investirão no centro devem estar alinhadas às políticas e necessidade da indústria nacional em Internet das Coisas, em especial às quatro verticais do Plano Nacional de Internet das Coisas (agricultura, saúde, cidades inteligentes e indústria manufatureira), além de um quinto segmento: a energia renovável.

“Vamos trabalhar nos temas do Plano Nacional de IoT, mas também em transversais como inteligência artificial, machine learning, proteção de dados, blockchain, mobilidade urbana, drones e veículos autônomos”, afirmou a secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen.

A expectativa é de uma pré-inauguração do centro em outubro deste ano, com um workshop de IoT. Posteriormente, o espaço será oficialmente inaugurado em maio de 2020, no Fórum Econômico Mundial América Latina.

Política

Durante o anúncio, o governador João Doria lembrou que o tema da Indústria 4.0 foi um dos mais debatidos na edição 2019 do Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, no começo do ano. O governador defendeu ainda que a entrada de São Paulo neste tema é importante e atende as expectativas dos governos federal e estadual.

Parceiro da iniciativa, o secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, revelou que o governo federal espera que as práticas do espaço de Indústria 4.0 ajudem a espalhar pilotos e políticas públicas de IoT para o resto do Brasil.

“O grande gargalo dessas indústrias é a capacidade de absorverem tecnologia. Por isso o centro é importante”, disse Costa. “Para o governo federal, o principal foco do projeto é promover PMEs. Só com elas poderemos crescer de 4% a 5% a economia ao ano.”