Na última semana, fiz um teste bem interessante com a ferramenta CapCut (Android, iOS). O aplicativo de edição de vídeo, controlado pela ByteDance, a proprietária do TikTok, vem crescendo fortemente como ferramenta para usuários de mídias sociais.

O app tem atualmente 300 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) e acumula 800 milhões de downloads em sua história, como informou a Sensor Tower ao Mobile Time no final de março. O app também serve muito bem como alternativa para quem produz conteúdo profissional, em especial por ter forte robustez de inteligência artificial por trás que auxilia na produção de conteúdo rápido.

Durante o evento Cisco Connect Brasil tive a oportunidade de gravar uma conversa sobre o equipamento para rede privativa 5G in a box com o diretor de digitalização da fornecedora, Rodrigo Uchoa. Achei uma tremenda oportunidade gravar a conversa em vídeo.

Ressalto que foi uma conversa rápida e complementar ao texto que escrevi, por isso usei apenas o celular – não tinha um microfone ou câmera dedicada.

Com o vídeo bruto, parti para a edição, algo que fiz basicamente com meus dois polegares. As ferramentas de edição e corte do CapCut são similares a outras do mercado, como o Adobe Express. Mas a vantagem do CapCut é que, além de ser gratuito, o app traz funções de IA que ajudam a estabilizar o vídeo, renderizar, aplicar filtros e fazer transições leves.

As únicas partes que vejo problemas no CapCut são:

  • A edição de GCs (aquelas legendas com nome e cargo da pessoa, por exemplo) é bem ruim de editar em tela de smartphone;
  • A inclusão de artes e imagens, como os logos ou pre-roll do Mobile Time;
  • E a transcrição de áudio para texto é muito truncada e tem muitos erros.

Ressalto que, se o serviço é gratuito e de qualidade, não vejo problemas em ter marca d’água no fim do vídeo. E não usei todas as ferramentas do CapCut – como edição automática (ainda prefiro fazer na mão, digo, nos polegares) e o teleprompter para ler roteiros ao mesmo tempo em que a pessoa grava.

Em resumo, o CapCut pode ser usado como ferramenta rápida e profissional para divulgação de materiais na web. Ao ponto que você pode fazer toda a captação de áudio e vídeo com qualidade, jogar para nuvem, baixar e editar no app, inclusive para publicar em mais de uma rede social ou plataforma de vídeo.

Mas também tem alternativas do app para Windows e edição online (apenas no Google Chrome).

Vale dizer que o app ainda oferece armazenamento gratuito para 1 GB em nuvem, algo próximo de um vídeo de 10 minutos editado em alta qualidade.