O 5G in a box, um projeto de equipamentos para redes privativas da Cisco com Inatel e RNP, terá seus primeiros testes em agosto deste ano. A informação foi compartilhada por Rodrigo Uchoa, diretor de digitalização da Cisco no Brasil, durante o evento Cisco Connect Brasil na última quarta-feira, 5.

O executivo afirmou que o equipamento está em fase de adaptação e inclusão de amplificadores. Após a adição desses equipamentos, a caixa para o 5G privativo terá capacidade para irradiar em uma área de 20 km. A frequência que deve atuar é 3,5 GHz, mas também pode funcionar em outras faixas, como 700 MHz.

De acordo com Uchoa, a ideia do ‘5G em caixa’ é que ele seja barato, simples de instalar e tenha uso aplicado exclusivamente para as redes privativas, em setores como agronegócio, indústria e até situações de emergências, como acidentes e enchentes. O equipamento pode ser usado como core principal para montar uma rede mais ampla com outras células, vide small cells.

O diretor da Cisco ressaltou que o 5G in a box não é a entrada da Cisco no segmento de redes celulares, mas um apoio ao ecossistema. Dito isso, o equipamento de rede ainda terá um fabricante a ser definido posteriormente por Inatel, Cisco e RNP.

Uchoa também afirmou que, embora o projeto tenha intuito de criar uma solução menos custosa, não há um valor alvo para o 5G em caixa.