A TCL enviou recentemente uma versão do seu smartphone 40 NXT Paper para Mobile Time, um dispositivo que tem uma tecnologia proprietária para simular a sensação de papel. Em conversa recente com esta publicação, Marcelo Perin, diretor comercial da empresa no Brasil, afirmou que a sensação da tela é “como se estivesse passando em um tecido de seda”.

O executivo explicou que a companhia tentou trazer um item novo ao mercado de celulares, mas factível ao bolso do consumidor, uma vez que os smartphones dessa família chegaram ao mercado com valor sugerido a partir de R$ 1,2 mil – bem mais barato que handsets com inteligência artificial generativa embarcada ou dobráveis.

Mas o review não é sobre o celular, mas a tecnologia que compõe ele, o aplicativo NXTVISION (Android, instalado de fábrica no celular). Ou seja, o app de configuração de tela da TCL tem uma série de funções que ajudam a melhorar essa sensação tátil do handset. E ainda traz um controle similar ao da qualidade de imagem que a companhia tem em suas TVs.

Uma dessas funcionalidades é o aprimoramento visual, que permite melhorar automaticamente a otimização de imagem no ambiente. Outras duas são o aprimoramento da reprodução de vídeo (como um vídeo no YouTube) e o aprimoramento da tela durante o jogo.

Mas as funções que usei com o app foram os modos de exibição, principalmente o modo de leitura. Ele deixa a tela em preto e branco para ter um formato similar a leitura de livros. Usei com a minha conta do Storytel para sentir essa leitura mais fluida e vale bastante. Veja, não é um Kindle, mas, se comparado com um celular Android intermediário, é bem leve seu uso e quase não trava entre uma página e outra. No dia a dia, eu acabei utilizando o modo leitura mais para ler e responder e-mails, e, isso me surpreendeu, pois é muito mais confortável ler em preto e branco, não cansa os olhos e consome bem menos a bateria do celular, ante um dos modos coloridos.

O NXTVISION também possui: o modo de conforto ocular para filtrar as luzes azuis e a temperatura da cor da tela (para evitar o cansaço visual); o modo de exibição mais escuro, que reduz o brilho da tela em ambientes escuros; o modo de exibição ao sol, que aumenta a legibilidade sob o sol; e o modo colorido e temperatura, um formato mais avançado que permite ao consumidor alterar a cor e a temperatura da tela – neste último modo é possível ter toda a experiência de TV na tela do celular, mas precisa de paciência para chegar no formato desejado.