A TCL anunciou o lançamento de um novo smartphone para o mercado brasileiro, o TCL 40 NXT Paper, nesta quinta-feira, 9, em evento realizado em São Paulo. Este é o primeiro celular da marca que possui uma tecnologia própria de tela que se propõe a oferecer uma experiência mais confortável para os olhos. A tela tem baixa emissão de luz azul, é antirreflexo, tem uma textura antimarca de dedos e um acabamento fosco para simular uma sensação tátil semelhante à do papel. Além de cansar menos a vista, essa tela tem melhor visibilidade ao ar livre, sob a luz do sol.

O 40 NXT Paper está disponível em versãoes 4G e 5G, com poucas diferenças.

Modelo TCL 40 NXT Paper 5G. Imagem: Mobile Time/Anna Baisi

Com de 6,6 polegadas com HD e uma taxa de atualização suave de 90Hz, que promete evitar marcas de dedos e proteção ocular, o modelo 5G possui: 6 GB + 6GB de expansão de RAM; 256 GB de memória com espaço para até 1 TB extra com microSD; chipset Mediatek Dimensity 6020; Android 13; sensor de impressão digital na lateral e desbloqueio facial; bateria de 5000 mAh; e câmera frontal de 8 MP.

Possui um conjunto de câmeras com três lentes com inteligência artificial (IA): 50 MP na principal, 2 MP na macro e 2 MP de sensor de profundidade. Na caixa, contempla um cabo tipo-C, capa protetora e um fone de ouvido.

Modelo azul marinho TCL 40 NXT Paper 4G. Imagem: Mobile Time/Anna Baisi.

A companhia também trouxe para o Brasil o smartphone 4G, do mesmo modelo TCL 40NXTPaper. Em sua configuração, o aparelho possui: tela de 6,78 polegadas com full HD e 90Hz; chipset Mediatek Helio G88; 16GB de RAM, sendo 8GB de expansão; 256 GB de armazenamento expansível para 2 TB extras; Android 13; sensor de impressão digital na lateral e desbloqueio facial; bateria de 5.010 mAh; câmera traseira com três lentes, 50 MP na principal, 5 MP ultra-wide e 2MP; e 32 MP na câmera frontal. A caixa compõe um carregador de 33W, cabo tipo-C 2.0, fone de ouvido e capa protetora.

Ambos os modelos vêm com NFC.

O TCL 40 NXT Paper já está disponível e será vendido oficialmente com preço de lançamento chegando a R$ 1.499 para a versão 4G, com as cores azul marinho e branco opala. Já os modelos com 5G iniciam a partir de R$ 1.599, com apenas preto fosco. 

A companhia tem, aproximadamente, 5% do faturamento no segmento de celulares. De acordo com o Marcelo Perin, diretor de vendas na área de mobilidade da TCL, há uma expectativa de aumento na porcentagem para o ano que vem, ainda mais com a grande aposta na tecnologia de antirreflexo e proteção para os olhos. Além disso, a companhia tem parceria com a TIM, e busca parcerias com as operadoras Vivo e Claro.