A navegação pessoal na Internet tem sido cada vez mais pautada por indicações de amigos em redes sociais como Facebook e Twitter. Se você segue pessoas com gostos parecidos com os seus, deve receber diariamente dicas de conteúdos na web interessantes. Outra forma prática de encontrar sites que lhe agradem é através do StumbleUpon, um aplicativo móvel que funciona como uma espécie de guia pessoal da Internet. O primeiro passo é definir suas áreas de interesses, dentre centenas disponíveis, ou mesmo embutir algumas palavras-chave. A partir daí, o aplicativo abre uma página web aleatória, mas que atende a alguma daquelas áreas de interesse pré-definidas. Passando o dedo ou apertando o botão com o logo do app, o internauta é levado para outra página aleatória. "Stumble", em inglês, significa "tropeçar". Essa é a sensação: a de tropeçar em algo, no caso, páginas da web, uma atrás da outra, mas todas, ou quase todas, interessantes.

A interface é agradável e a navegação é rápida e simples. É perfeito para momentos de ócio, como a sala de espera de um médico: em poucos minutos você descobre diversos sites novos e interessante. Botões de "curti" e "não curti" permitem que o sistema aprenda mais sobre a pessoa e refine suas dicas. O compartilhamento do conteúdo através de outras redes sociais é feito em um clique. Pelo app também se pode conhecer pessoas: em cada nova página apresentada, o StumbleUpon cita um usuário que a curtiu.

Uma melhoria que poderia ser feita é um filtro por línguas. Afinal, pode ter gente que prefira ver apenas conteúdo em determinado idioma.

O app ainda é pouco conhecido, mas deve se popularizar rapidamente, pois figura esta semana como a principal recomendação do Google Play.