iPhone SE; Apple

Migrei do Android para o iOS. Isso é algo que merecia tese de mestrado, porque nem as empresas mais fortes em mobilidade sabem criar uma aplicação de migração.

No fundo, ainda sou usuário Android. E sempre usei um smartphone Android e um tablet iPad. Neste ano, a ordem se inverteu. Passei a usar o que chamo de “Tablet Pix”, com o OS do Google, para fazer as operações financeiras em casa e não usar serviços financeiros na rua. E, quis o destino – ok, e o receio de ladrões, golpistas e afins –, mudei para o iPhone por achar ser um sistema mais seguro.

Usei o aplicativo Migrar para iOS (Android) da Apple. Em teoria, o app copia mensagens, fotos e outros arquivos do dispositivo Android para o iPhone. Na prática, não é simples assim.

O app começa errado na página 2. Tem um contrato de ‘termos e condições’ cheio de letras miúdas que, no fim, suspeito ter vendido minha alma para ajudar a Apple na criação “do melhor iPhone da história”, como diz seu CEO em todo lançamento de handset. Aqueles preceitos de GDPR e LGPD (Lei 13.709 – art. 6º) que esses contratos teriam que ficar mais simples e claros ao consumidor, esquece.

Depois do aceite, o aplicativo cria uma rede privada Wi-Fi e encontra o dispositivo para fazer as transferências. Migrar para iOS faz a transferência do básico e procura os apps na App Store e baixa. Se você tem paciência, consegue fazer sozinho e até selecionar aquilo que vale ou não ter no celular novo.

Mas, o app não informa quais aplicativos que você possui no Android não existem no iOS, por exemplo. Ou alternativas a esses apps.

Agora, o principal problema é o WhatsApp. O usuário pode fazer reza brava para o Santo Steve Jobs, que nem assim o app transfere o histórico do mensageiro. Nem se o consumidor assinar a iCloud e transferir os documentos da nuvem do Google a Apple permite acessar e transferir o histórico.

A única opção para recuperar as conversas no WhatsApp é o usuário baixar um app pago de backup, como o WonderShare, e fazer uma transferência de dados bem irritante e lenta, cabo a cabo.

Sem isso, o usuário perde todas as conversas. Se tem uma prova que nem todo app de grande empresa é bom, está aí.