Imagina um aplicativo que teve mais US$ 70 milhões de aporte feito por investidores que vão desde o fundo Andreessen Horowitz até o rapper Eminem. Essa é a história do Genius (Android, iOS), um app que nasceu como um site para publicação de notícias e letras de rap e hip hop em 2009.

Hoje, a companhia norte-americana tem um acervo de mais de 25 milhões de conteúdo sobre artistas, canções e conteúdo próprio sobre diversos gêneros musicais. Apenas em seu app, o Genius possui 1,7 milhão de letras de música. Atualmente, o app é mais conhecido por ter uma sessão no Spotify, que mostra a história de uma música, o Behind the Music, algo muito interessante que também pode ser encontrado no aplicativo.

Mas o Genius é muito mais amplo. Grandes artistas do cenário pop contribuem com a plataforma com textos. É possível encontrar reflexões de cantores e compositores como, Kendrick Lamar, Ariana Grande e Lin-Manuel Miranda. Além disso, há espaço para usuários comuns contribuírem com as canções, contando os insights de cada letra.

Outros destaques dos app são: vídeos exclusivos; motor de busca robusto para procurar artistas, canções e até trecho de músicas; identificador de músicas – que consegue captar uma música que toca no fone de ouvido fora do celular, por exemplo –; e a lista de músicas favoritas, além de histórico das buscas.

O lado negativo do app é o fato de o conteúdo todo ser em inglês. Há poucos artigos em português, mas a maioria é da própria equipe do Genius e muitas vezes estão desatualizados. Além disso há poucas informações sobre artistas nacionais e seus trabalhos.