O TubeMusic é um aplicativo para Android que permite ao usuário baixar para seu smartphone qualquer música hospedada no Youtube. Parece simples, e realmente é: trata-se de um programa leve (pouco mais de 500 kb) e de uso absurdamente simples, qualidades que fazem dele uma opção bastante interessante para aqueles que gostam de ter sua discografia predileta (ou ao menos parte dela) diretamente no dispositivo.

Após baixar o app gratuitamente no Google Play, o usuário não precisa abrir mais nada, bastando ir ao vídeo de onde se deseja baixar a música no Youtube. Uma vez selecionada a música, deve-se clicar no botão de compartilhar (barra superior, canto direito) e selecionar a opção “TubeMusic”. O download se iniciará automaticamente. Aqui, vale lembrar o velho conselho de sempre baixar os arquivos quando se estiver com uma conexão Wi-Fi, evitando desperdiçar os (caros) dados do pacote 3G.

Os arquivos baixados ficam hospedados no HD do smartphone e podem ser acessados pelo ícone do próprio TubeMusic, que os organiza em uma biblioteca em forma de lista, de estilo semelhante ao de programas reprodutores de música como o iTunes. Uma vez em execução, o app fica com um ícone aberto na barra de tarefas do Android, permitindo ao usuário executar normalmente outras funções no smartphone. Por aqui, o aplicativo rodou macio: baixei várias músicas e deixei rodando enquanto fazia uma série de outras coisas (email, navegar no Opera, entrar no Facebook, tirar fotos), e não foi notada nenhuma perda de performance ou “engasgo” do aparelho.

Apesar de funcionar de maneira bastante satisfatória, o app tem algumas limitações. A mais óbvia é a falta de uma opção para baixar vídeos no Youtube, a qual poderia ao menos constar em uma hipotética versão paga do app. Outro problema é que o TubeMusic não sincroniza automaticamente com outros players que o usuário por ventura tenha instalados no smartphone. Ou seja, caso se queira tocar, por exemplo, no Winamp as músicas baixadas do Youtube, será preciso buscar a pasta de armazenamento dos arquivos para então selecioná-los.