Adoro uma receita. Bolos, ideias de lanches para as filhas levarem ao colégio, doces, pratos simples e sofisticados. Vale tudo. E salvo tantas que, obviamente, não consigo fazer nem um décimo das que tenho guardadas no meu Instagram – onde mais procuro por novidades. E, na alegria e na tristeza, o algoritmo dá o seu jeito de te empurrar coisas das mais variadas e que tenham a ver com as suas buscas nas redes – algumas absurdas. Mas até que, dessa vez, ele acertou e, scroll vai, scroll vem, apareceu para mim recentemente o aplicativo ReciMe (Android, iOS) – The Ultimate Cooking App.

O app pega as receitas de diferentes aplicações: Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e YouTube. E também pode salvar receitas de capturas de telas e fotos de receitas escritas à mão.

Na prática, ao ver uma receita do seu gosto, a pessoa deve clicar no símbolo de compartilhar e selecionar o app ReciMe. Ele abre e, em seguida, a receita aparece e o usuário deve salvar. Depois, ao clicar em Feito, a pessoa volta para a rede social.

Recursos do ReciMe

Entre os outros recursos do app é possível:

– Adicionar receitas de qualquer lugar de aplicações como Paprika, Notas, Google Docs, Notion, Evernote, entre outros;

– Fazer listas de compras organizada, por seção do supermercado ou por receita;

– Criação de plano de refeições da semana. É possível categorizar refeições como café da manhã, almoço ou jantar;

– Calcular calorias, proteínas, carboidratos e gorduras das receitas;

– Criar livros de receitas personalizado por tipo de refeição, culinária, dieta, entre outras categorias;

As receitas ficam salvas em uma nuvem e é possível acessar em diferentes dispositivos como o smartphone e o tablet. O ReciMe também ajusta a receita redimensionando os ingredientes de acordo com o número de porções desejadas, além de converter medidas. E, para facilitar, o celular fica desbloqueado enquanto você precisa acessar a receita

É possível salvar receitas em outras línguas e o programa funcionou muito bem. Quando os ingredientes e o modo de usar não estão em texto, na descrição do vídeo, o app puxa do próprio vídeo e, pode ser que não funcione – aconteceu com uma receita de bisnaguinha da Rita Lobo, infelizmente.

Ele possui uma versão gratuita bem limitada, para somente oito receitas salvas ao todo. É possível também usar a funcionalidade de lista de compras inteligente, plano de refeições e recursos de livro de receitas sem ter uma assinatura. Mas é precário demais só oito receitas salvas. Eu tenho uma centena e nem consegui transferir tudo ainda. Ah, ele está em português.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!