O Android é um sistema operacional simples e funcional, não dá para negar. Mas se há algo de difícil nos aparelhinhos com OS da Google é desligar a conexão 3G. É um tal de ficar entrando em telas e mais telas de configuração, e nada de achar as duas letrinhas mágicas. Isso porque a conexão 3G é regulada pelos chamados Access Point Names, as famosas APNs, que nem sempre são facilmente visualizáveis nos sistemas Android. Para remediar esse problema, o programador português Luis Miguel criou o “APN Brasil”, que facilita a vida dos usuários de internet de terceira geração em smartphones.

Trata-se de um widget que cria um botão na área de trabalho do Android, permitindo que se ligue ou desligue com um único toque a conexão 3G do aparelho. Uma verdadeira mão na roda, especialmente para os usuários brasileiros, que ainda sofrem com planos dados limitados e caros, e por isso medem a conta-gotas cada MB transitado em 3G.

Infelizmente, no entanto, nem tudo aqui são flores. O problema está no funcionamento do app, que nem sempre corresponde ao que dele se espera. Minha experiência de uso não foi das melhores: em certas vezes, houve uma latência de mais de 10 minutos entre o comando e o desligamento efetivo do 3G. Pior: em algumas ocasiões (poucas, é verdade, mas aconteceram), o serviço simplesmente não funcionou, tendo eu que entrar novamente no app, cancelar a ação e ordenar novamente. Os mesmos problemas ocorreram nas vezes em que tentei religar a conexão: demora e uma certa instabilidade.

Caso corrija os bugs, vai se tornar obrigatório. Mas por enquanto, ainda fica devendo.