Com o inverno rigoroso neste ano – a menor temperatura registrada em São Paulo foi 3ºC no interior – nada como uma das alternativas mais antigas de todos os tempos para nos aquecermos, o vinho. Pessoalmente, em um dia frio como desta quarta-feira, 15, com sensação térmica de 13ºC na capital paulista, nada melhor que uma bebida bem encorpada com notas amadeiradas.

Mas, calma. Se você não tem ideia de qual o melhor vinho para afastar o frio, ou qual nota é mais afável ao seu paladar, o aplicativo Vivino (Android, iOS) é uma boa opção para embarcar nas boas cepas. Criado em 2010 pelos dinamarqueses Heini Zachariassen e Theis Sondergaard, este app, é na verdade, uma comunidade para descobertas entre os amantes da bebida. Ao todo, mais de 31 milhões de usuários estão registrados na plataforma que possui mais de 9,2 milhões de rótulos.

Com o Vivino, o usuário pode: buscar pelo nome de um vinho; encontrar um vinho por tipo, harmonização e estilo; tirar uma foto do rótulo com o celular; ou capturar uma imagem de uma carta de vinho em um restaurante. No caso de captura de imagem, o app reconhece a imagem e mostra a média de notas dos usuários da comunidade, além de uma breve descrição da bebida com média de preço, notas de degustação e harmonização com refeições.

Além disso, a pessoa pode comparar vinhos por avaliação, região produzida, preço e harmonização gastronômica. É possível, ainda, criar um perfil a partir de suas escolhas e todas as garrafas pesquisadas entram numa lista.

Caso um vinho procurado pelo usuário não esteja na plataforma, é possível adicioná-lo com as informações pertinentes. Ou seja, qualquer consumidor – uma vez registrado –pode engajar-se na comunidade.

Usabilidade

Totalmente em português, o app também tem dicas de compras por preços – começando pela categoria “menos de R$ 50” – que leva os consumidores para compras de vinhos selecionados em comércios eletrônicos. Outro destaque é o fato de ele ser intuito e fácil de mexer. Qualquer pessoa pode usar, basta apontar a câmera ou digitar para descobrir um novo mundo.

Resumo

Coloque-se na posição de alguém que tem zero conhecimento em rótulos de vinho. Ele chega no mercado e não tem informação nenhuma, só preço. Aquela garrafa está realmente em promoção? É um bom vinho? Ele serve para carne vermelha? Vinho branco neozelandês, será que vale a pena? Vinho rosé espanhol? Safra 2017 ou 2016 daquele Pinot Noir? Qual vinho da Serra Gaúcha harmoniza com queijos?

Ou uma pessoa que tomou o mesmo ‘chileninho’ ou ‘argentininho’ a vida toda, mas quer experimentar algo diferente. Está em uma viagem e te oferecem um delicioso rótulo local, daquelas butiques familiares, mas não tem informações e adoraria compartilhar isso com alguém.

O Vivino consegue entrar no cotidiano de qualquer consumidor para dar todo o tipo de informação necessária. Do fã incondicional ao iniciante neste universo. Adicione o fato de ter uma comunidade forte e sem barreiras ou fronteiras. A plataforma consegue entregar boas informações e opções para qualquer amante da bebida.