Diga-me o nome de um podcast legal? Qual filme de quadrinhos é divertido? Qual canal do YouTube de empreendedorismo é bom? Qual o livro sobre Segunda Guerra Mundial é o mais completo? E livros de política?

É bem comum ouvirmos pedidos de dicas. Mas também é bem comum procurarmos por conteúdos de relevância ao nosso cotidiano – seja um filme, um livro, um podcast, um jogo de videogame ou uma série. Em qualquer uma das situações, vale ouro receber boas dicas.

Para isso, o caminho seria ou através de amigos, minerar em buscador, ou ver em artigos do Reddit e os antigos fóruns de Internet – embora você possa achar de tudo ali, do ruim ao incrível. Há também serviços de curadoria pagos, para quem pode pagar.

No entanto, um aplicativo como o Curated (Android) pode ajudar  a encontrar boas indicações em seu dia a dia. Seu formato é simples e sua busca é fácil. Basta digitar um termo e ele mostra as dicas postadas de outros internautas. Em seguida, basta ver a análise e salvar se interessar. Uma vez conectado à plataforma, qualquer usuário pode fazer a curadoria de um conteúdo.

O uso do app lembra muito o Instagram. Um exemplo é o botão discover, que permite ao usuário conhecer mais sobre outros livros, filmes e etc. Também é possível seguir as pessoas que acessam ao Curated e ver quais são suas postagens mais novas.

O Curated é totalmente novo, não está traduzido para o português e na Google Play brasileira aparece como “Não lançado”. Ainda assim, o Curated é muito bom e ainda tem algumas publicações de dicas em português.

Importante frisar: a equipe do aplicativo informa pelo site que lançará uma versão para o iOS em breve.