O aprendizado e a fluência em qualquer idioma demanda antes de mais nada um repertório robusto de palavras e frases. Dentro dessa concepção, uma startup estoniana criou o aplicativo Drops (Android, iOS). Com 15 milhões de usuários ativos, o app foi eleito pelo Google um dos melhores de seu marketplace em 2018.

Seu objetivo consiste em eliminar horas entediantes de busca por vocabulário. Com simples testes de cinco minutos, o app ajuda o usuário a memorizar os termos por meio de imagens minimalistas, jogos e a fonética correta do idioma escolhido.

Fácil de usar, a plataforma não tem professores, longas sessões ou revisões. Drops aposta em um ritmo acelerado de conhecimento e na criação de uma rotina de uso. Simplesmente, basta escolher uma categoria, acessar o app por cinco minutos diariamente e responder corretamente os jogos para evoluir.

Seu principal diferencial é que o aplicativo é simples. Não há nada além de incrementar o repertório. Tanto que, em sua página, a startup estoniana indica outros apps para aprender gramática, contexto, escuta e conversação, como Duolingo, Glossika, Assimil, LinQ e Clozemaster.

Há pelo menos 15 categorias, como alimentos, itens essenciais, pronomes e números. Também existe a opção de aprender palavras e frases básicas para uma viagem, negócios e conhecer amigos e familiares. Atualmente o app tem 35 idiomas, como alemão, espanhol, inglês e até esperanto.

Caso o usuário queria explorar o app por mais tempo, ele pode assistir a uma propaganda em vídeo para continuar.

Existe ainda uma opção premium, a partir de R$ 13,67 mensais no plano de 12 meses. Nesta assinatura, o usuário acessa a plataforma sem anúncios, pode usar o app sem rede, reiniciar um tópico e tem o apoio de um treinador em inteligência artificial (Dojo) para lembrar palavras mais difíceis.