Wombo

Na mesma linha do MyHeritage da semana passada, a dica de aplicativo nesta quarta-feira, 17, é o Wombo (Android, iOS). A diferença é que a proposta deste app é usar a inteligência artificial para fazer uma sincronia labial (‘lip sync’, no original em inglês) com a imagem de seu usuário.

Ou seja, a sua característica é entreter o usuário., enquanto o MyHeritage tem por objetivo recordar entes queridos que não estão mais entre nós.

Como usar

Para utilizar o Wombo, o internauta deve baixar o app, tirar uma selfie e escolhe uma música. O algoritmo do aplicativo entra em ação e gera a animação que dura 15 segundos. Com a gravação criada, o usuário pode compartilhá-la com amigos via redes sociais e apps de mensageira, ou salvá-la no seu smartphone.

As músicas no app são em sua maioria clássicos Pop, como ‘YMCA’ do Village People, ‘All Star’ do Smash Mouth, ‘What is love’ de Haddaway, ‘We Are Not Gonna Take It’, do Twised Sister, e ‘I Fell Good’ de James Brown.

Dos testes que realizei com o app ficam algumas dicas, como:

  • Não tire selfie com os dentes expostos;
  • Pode (e deve) sorrir, mas sem mostrar os dentes;
  • Fique parado no momento da foto para não borrar a imagem;
  • Tente tirar a foto sem um quadro ou fundo com muita variação, pode ficar uma coroa com essa coloração em cima de sua cabeça.

Também existe a opção de fazer o upload de uma foto. Como, quem nunca pensou em Leon Trotsky cantando ‘Never Gonna Give You Up’, de Rick Astley?

Entenda

Essa ‘brincadeira’ de sincronia labial ganhou fama no começo da década passada nos Estados Unidos. Inicialmente, surgiu como um quadro no programa do apresentador de talk-show Jimmy Fallon. Em 2015, a esquete ganhou um show próprio na TV norte-americana com celebridades duelando entre si.

Divertido com ressalvas

O app é simples e fácil de usar. Não tem muitas funções pesadas – embora seria legal colocar um microfone com voz de gás hélio, por exemplo. Entretanto tem pontos negativos no Wombo, como o fato dos vídeos de publicidade e o app estarem totalmente em inglês.

Parte desses obstáculos são retirados com assinatura mensal por R$ 27 ou plano anual por R$ 170. No modelo pago do Wombo estão inclusos: processamento mais rápido da animação, não tem publicidade e possui conteúdo exclusivo para gerar as gravações.

Segurança

Em suas regras de privacidade, o app informa que a companhia retém e coleta dados de reconhecimento facial dos usuários; além de compartilhar informações com serviços externos, como AWS (armazena a foto para o algoritmo funcionar) e Amplitude (analisa o comportamento do usuário).

Em sua retenção, a empresa garante que os dados são armazenados com segurança e, após a criação da animação, apagados instantaneamente. Ou seja, o app é um bom exemplo de como esclarecer aos usuários quais e como os dados são usados.