O Streamzoo é um dos muitos aplicativos de compartilhamento de fotos para Android surgidos no vácuo da ausência de uma versão do Instagram para a plataforma móvel da Google (sim, nós sabemos que uma versão do Instagram para Android JÁ FOI lançada; mas o fato de ter demorado tanto criou um espaço prontamente aproveitado pela concorrência). Com um detalhe: este é um app que consegue a proeza de, em muitos aspectos, ser melhor que o original.

A dinâmica de operação é bastante semelhante: após tirar uma foto com a câmera do smartphone, o usuário pode aplicar uma série de filtros, tratar a imagem e, por fim, compartilhá-la na rede social do próprio app e em outras como o Facebook. 

A quantidade de filtros disponíveis não é muito maior do que a do Instagram, mas, em termos de qualidade, o Streamzoo se destaca, com uma boa variedade que abrange desde os tradicionais Lomo e Sepia até outros não tão usuais, como o Industrial (que confere um tom sujo e algo mais bruto à imagem) e o Sunshine (que emula o reflexo da luz solar batendo direto sobre a fotografia).

Além da possibilidade de se adicionar bordas e de se escolher diferentes possibilidades de foco (features também presentes no Instagram), outra novidade do Streamzoo é a possibilidade de se ajustar aspectos como saturação, cor e brilho das fotos, o que abre um leque infinito de opções capazes de alterar completamente as imagens.

O Streamzoo perde para seu concorrente, no entanto, no quesito rede social. Nesse sentido, além da desvantagem óbvia de ter menos usuários (algo fundamental para uma rede social), o app não apresenta funções tão intuitivas para o compartilhamento e o acompanhamento do álbum dos amigos quanto os do Instagram.

O resumo da ópera é este: se a sua intenção é somente compartilhar as fotos do dia a dia com os amigos, o Instagram ainda pode ser a opção mais apropriada. Mas caso você busque algo mais, e queira mais possibilidades para editar suas fotos no smartphone, o Streamzoo é uma bela opção a se adotar.