“Está pronto para descer e pegar algumas pedras lunares?”, perguntou Buzz Aldrin para Neil Armstrong minutos antes de saírem do módulo lunar em 20 de julho de 1969. O primeiro passeio do homem à Lua completou 50 anos neste ano, e traz muita curiosidade para a humanidade.

Enquanto não vivemos no mundo da ficção científica com viagens espaciais para pessoas comuns, condomínios na Lua e saltos em buracos de minhoca para atravessar a galáxia, o máximo que podemos fazer por aqui é baixar apps que nos transportam para uma visão de Armstrong e Aldrin em julho de 1969.

Um app bem interessante é o Luascópio (Android), uma espécie de guia que mostra todas as informações sobre a Lua.

A primeira imagem dele é a Lua como está hoje, seja cheia, minguante, crescente ou nova. Com o deslizar do dedo sobre a Lua para a direita, o usuário viaja para o passado e pode ver qual era a posição da Lua no dia e hora em que nasceu, por exemplo. Se deslizar para esquerda, ele mostra as futuras posições do satélite. Também há opção de calendário para facilitar essa busca.

Por sua vez, a opção mapa é um guia cartográfico da Lua. Nesta função é possível ver todas as crateras e montes, além dos locais de pouso de alunissagens das Apollo, da 11 a 17 (exceto a Apollo 13). Cada trecho da Lua está mapeado e, se você clicar no nome descrito, o app mostra as informações, como tipo de lugar, tamanho, origem do nome, localização exata e origem do nome.

O app também possui uma lista com os próximos eclipses lunares.

Embora tenha botões bem desatualizados, o app é simples. Mas sua principal vantagem é que ele é todo em português e pode ser compreendido por qualquer usuário. Do mais lunático até a criança que viaja só com o olhar.

Outros pontos positivos do aplicativos são: o widget de fase da Lua; notificações sobre cada fase; a opção de ver em tela grande – como um Chromebook ou tablet; e em relógios com o Wear OS.