Há sempre confusão quando viajo com amigos e dividimos as despesas. Sempre deixo para os “bons em matemática” a divisão das contas, mas sempre tem um errinho ou fulano esquece o valor que tem que pagar, não lembra mais para quem tem que transferir. Bom, as tretas acabaram depois que conheci o Splitwise (Android, iOS). Com ele, meus passeios em grupo ficaram muito mais simples. A ferramenta separa e rastreia contas e despesas e ajuda a entender quem deve para quem.

O onboard é simples e rápido. E ele pede poucas autorizações – basicamente para acessar os contatos. Para iniciar o controle de uma despesa, basta acrescentar as pessoas que estão participando da viagem. Quem não está no aplicativo, recebe uma mensagem por SMS para baixar o app.

Depois de colocar a tropa toda, os usuários vão adicionando as despesas. Para isso, a pessoa insere a descrição (hospedagem, gasolina, comida, bebida, pedágio, por exemplo). Em seguida, é possível determinar como aquele valor será dividido pelo grupo. Ao clicar em “pago por você e dividido igualmente”, o app leva para algumas opções de como as contas estão sendo repartidas. Ao clicar em “mais opções”, o usuário pode escolher entre: dividir igualmente entre as pessoas; “dividir por valores iguais” (é possível especificar o valor que cada pessoa deve); dividir por percentuais (até completar 100%); dividir por partes (divisão com base no tempo ou por núcleos familiares); dividir por ajuste (neste caso, é preciso inserir os ajustes de modo a refletir quem deve valor adicional. O app distribui o restante igualmente).

No fim, basta clicar em “quitar contas” e o Splitwise te informa se você deve e o quanto. Vale dizer que não é possível fazer o pagamento dentro do app.

O único porém é que uma das despesas ficou em dólar e o app não mudou a moeda por nada nesse mundo. No mais, é uma ferramenta muito útil para quando a galera viaja junto.