Imagine, você olha para um céu estrelado e se pergunta: qual é aquela estrela? Tem uma constelação ali? Para qual lado fica Marte? Qual a galáxia mais próxima? O que é uma nebulosa? Aquilo é um satélite ou uma estrela cadente? Aquela é estrela do meu signo? Bem, se você tem todas essas dúvidas deve ser um aficionado pelo espaço, ou assistiu a filmes de ficção científica, guerras estrelares e Cavaleiros do Zodíaco por demais, como eu.

Para pessoas que querem ver o universo mas não têm a menor ideia de onde fica Órion, a equipe da Terminal Eleven criou o app Sky View Free (AndroidiOS), um app que mostra tudo que está acima de nós, como estrelas, constelações, galáxias, planetas, nebulosas, o telescópio Hubble e até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Em teoria, é um app bem antigo. Foi criado em 2009, mas ganhou prêmios da App Store, do New York Times e do Tech Crunch entre 2011 e 2012. Na prática, é um dos melhores exemplos de como se atualizar um aplicativo ao longo do tempo. Se antes a Terminal Eleven informava apenas sobre posição das estrelas, distância entre planetas e tempo que a ISS passará aos seus olhos, agora o Sky View Free ganhou realidade aumentada.

Ou seja, o smartphone consegue mostrar no local da pessoa o que está ali, por meio de geolocalização. Por exemplo, se eu aponto a câmera traseira do celular para a parede do meu quarto – não precisa ser para o céu – ele me mostra a constelação do signo de peixes com o seu símbolo desenhado entre as estrelas, o Sky Path.
Se eu clico em uma única estrela, posso ver todas as informações sobre ela (nome, classificação, constelação, declinação, elevação, distância, etc.), além de sua trajetória cronológica. Isto vale para qualquer corpo no espaço. Contudo, o mais importante está no fato que não é preciso ter uma conexão para usá-lo. Todas as informações estão dentro do Sky View Free, algo que deixa a experiência do usuário viva e ativa.

Ainda é possível compartilhar as imagens, usar a realidade aumentada em modo noturno (filtro vermelho ou verde), aumentar e diminuir o tamanho de planetas e estrelas e pesquisar por nome ou tema. Além disso, é possível fazer downloads de músicas e outros conteúdos midiáticos para serem usados junto com a navegação in app. Novamente, o único problema do aplicativo é que ele ainda não possui versão em português, mas isto pode ser minimizado uma vez que a imagem e o fato de o aplicativo ser bem intuitivo quebram qualquer barreira linguística.

Versão paga

O app da Terminal Eleven ainda tem uma versão paga que mostra mais informações sobre planetas e permite acesso a conteúdos exclusivos, como o podcast Artemis, de Andy Weir (autor de “Perdido em Marte”), com narração da atriz Rosario Dawson (“Alexandre”, “MIB II”, “Luke Cage”, “Demolidor”, “Jessica Jones”, “Defensores”, “Punho de Ferro”). O Sky View (AndroidiOS) sai por R$ 5,07 na Google Play e US$ 1,99 na App Store.