O consumo de séries e filmes tornou-se um vício comum nos dias de hoje. Os espectadores ficam com aquele gostinho de quero mais a cada fim de episódio ou the end. Não à toa que muitos promovem verdadeiras maratonas, mas também corram atrás de curiosidades sobre falas, frases, easter eggs, históricos das personagens, e das séries. Os dispositivos móveis podem ajudar os usuários, principalmente quando estão em segunda tela (assistindo ao filme e usando o celular ao mesmo tempo, por exemplo).

No passado falei do IMDb, app feito por profissionais que traz informações sobre filmes, séries, atores e equipes. Hoje, o app é outro, o Fandom (Android, iOS), uma espécie de Wikipedia alimentado por fãs de filmes, séries de TV, quadrinhos e até vídeo games.

Basicamente focado nos millenials, a plataforma possui uma média mensal de 200 milhões de usuários ativos únicos, 70 milhões deles nos Estados Unidos; e mais de 400 comunidades que recebem conteúdo de seus fãs. Há desde fatos e notícias, até curiosidades bem diversas, como marcas de bebidas e seus criadores (vide Jack Daniel, fundador da Jack Daniel’s).

O app é fácil de usar, bem colorido, com excelente navegação e ótimo para manter-se ativo com as novidades do conteúdo que consome. É possível, por exemplo: acompanhar por temas; ler as novidades em uma linha do tempo; buscar temas, comunidades e verbetes; assistir a vídeos; conversar com outras pessoas das comunidades escolhidas; criar votações; e receber alertas.

Contudo, o Fandom tem alguns problemas:

– não tem verbetes em português. Apenas sua navegação é traduzida.

– não é possível editar ou pedir edição dos verbetes, caso encontre um erro ou uma imprecisão.

– nem todos os temas e comunidades estão no aplicativo. Ou seja, os conteúdos que são menos buscados ou séries mais antigas, por exemplo, não estão na base mobile do Fandom. Como as séries West Wing, The Wire e The Sopranos, que podem ser encontradas na versão web da plataforma.

Ainda assim, o aplicativo é uma alternativa interessante para quem busca um conteúdo diversificado e mais leve, ante outros sites de verbetes ou motores de busca.