Se você foi recentemente ao cinema assistir ao último arrasa-quarteirão da Marvel ou se emocionar e cantar Juntos e ‘Shallow Now’, é possível que tenha visto alguma propaganda do Alfred (Android, iOS), um app que traz as principais novidades em cartaz nas salas de cinema espalhadas pelo Brasil.

O diferencial do app é ver a quantidade de salas que o filme que quero assistir tem. Sim, não existe coisa mais chata no cinema do que um filme estar numa semana em 900 salas e na outra evaporar e não ter uma salinha perto de você para contar a história. Ou ir para um shopping ou cinema de rua e descobrir que o filme foi tirado de cartaz. O app envia notificação para usuário alertando-o quando um filme sairá do circuito de cinemas brasileiros.

Pode parecer simples, mas eu sempre tive dificuldades de acompanhar qual a lista de filmes naquele mês.

Outras boas funções do app são: mostrar o cinema mais próximo por geolocalização, criar uma lista com os filmes que deseja assistir, ver trailers, avaliar os filmes como um crítico de cinema, conectar ao Facebook para ver o gosto dos seus amigos, receber sugestões de obras baseadas no perfil do usuário e notificação das obras favoritadas que estão estreando.

Ao escolher filmes do seu gosto, ainda é possível ver uma métrica de quantas horas você já passou vendo filmes e qual seu gênero favorito, por exemplo. E, ao classificar um filme, há uma série de tags que podem credenciar o filme como “merece Oscar”, “inteligente”, “fora da caixa” ou até “sem graça” e “chatinho”.

Quem fez

O app é criado pela FlixMedia, uma empresa que comercializa publicidade em salas das redes de cinema Cinemark, no Kinoplex, na Cinesystem, no Centerplex, no GNC Cinemas, na Cinépolis, na UCI Cinemas e na Moviecom.

Toda comunicação do app é divertida, leve e atrai o usuário. Por mais que tenha uma empresa de publicidade por trás do aplicativo, ele não tem um marketing sequer. Apenas filmes, o que o torna um app quase perfeito.

O que falta ao app

O Alfred é um aplicativo que pede algo mais. Após ver sua propaganda e testá-lo, esperava que Alfred agisse mais próximo a um bot, questionando e conversando com espectador para entender seu gosto. Contudo, ele é uma aplicação com processos manuais – o usuário marca, curte, favorita, acompanha, entre outros. Além disso, falta a opção para pelo menos direcionar um consumidor para a compra de ingressos e produtos, seja uma camiseta de um filme ou pipocas e doces da bombonière.