A partir da próxima semana escolas e universidades voltam às aulas em todo o Brasil. Com o começo do período letivo após um longo período de recesso nem todo mundo está bem afiado nas tarefas escolares, como os cálculos matemáticos.

Alguns alunos voltam com o raciocínio mais rápido, outros demoram um pouco e precisam de uma ajuda.

Há apps que podem apoiar os usuários. Um deles é o Microsoft Math (Android, iOS), aplicativo que resolve questões matemáticas para seus usuários. O seu intuito é auxiliar os estudantes a fazerem a lição de casa, e, assim, ganhar confiança para dominar as técnicas da disciplina.

O app funciona de modo simples. O estudante pode tirar a foto de um papel com o problema matemático para ter a resolução; ou escrever o problema através de uma calculadora científica avançada dentro do app para ver o resultado.

Com um algoritmo de inteligência artificial avançada, o Microsoft Math permite ao estudante solucionar questões em aritmética, álgebra, trigonometria, cálculo e estatística.

O aplicativo consegue mostrar inclusive gráficos de contas (cosseno, por exemplo), ensina passo a passo, traz um banco de dados com alguns exemplos, permite procurar na web problemas semelhantes e palestras relacionadas àquele tema, além de importar tabelas e imagens com múltiplas equações.

Totalmente em português, o app é intuitivo e extremamente fácil de mexer. A única ressalva é em cálculos matemáticos escritos à mão; eles precisam estar bem claros e sem garranchos, ou o Math não reconhece.