Após 27 anos de amplo domínio no mercado de navegadores, a Microsoft desligou o Internet Explorer no último mês de junho. A companhia viu sua fatia de mercado encolher e perder espaço para outras opções. Para efeito de comparação, o canal Data Is Beautiful compilou dados de OneStat, TheCounter, Wikimedia, W3Counter e StatCounter sobre o mercado de browser global e revelou que, em 2004, o Internet Explorer chegou aos 94% de market share.

Novamente em junho deste ano, a StatCounter mostra que o Google Chrome lidera o segmento com 66%, seguido pelo Apple Safari com 18%, dez pontos percentuais abaixo dos 94% do auge do IE.

Para substituir o Internet Explorer, a Microsoft vem trabalhando com o navegador Microsoft Edge como substituto desde 2020. No mobile, a companhia tem o Edge mobile (Android, iOS), mas lançou em setembro de 2021 uma opção mais completa, o Microsoft Start (Android, iOS).

Combinando navegação e notícias, o app:

  • As preferências de navegação do PC sincronizada com o handset, após o login;
  • Traz acesso rápido a aplicativos da Microsoft, como conversor de medidas e unidades, dinheiro, clima, rewards e tradutor;
  • Conecta o usuário a temas e serviços próximos ao usuário, como restaurantes e bares, por meio da função mapas;
  • E permite fazer buscas na web usando a câmera do celular para reconhecer textos e objetos.

Em resumo, o app é um rival que pode disputar com o Google Chrome, por exemplo. E, ao menos em questões de funcionalidades, é superior ao Safari da Apple. Mas o único problema que incomoda é que não consegui entrar com login e senha de minha conta Microsoft para sincronizar PC e celular. Ele fica carregando, mas nunca abre a tela de registro.

Mesmo assim, sigo usando o app normalmente.