Acompanhar o cotidiano dos filhos é algo que deixa qualquer pai de cabelo em pé. Afinal, como verificar os passos das crianças sem incomodá-las ou sufocá-las? Uma solução é o AppGuardian (Android, iOS), um aplicativo de controle parental criado para acompanhar os jovens.

Um dos ganhadores do prêmio Tela Viva 2019, o app – em sua versão gratuita – permite aos responsáveis monitorar o uso e acompanhar a rotina por meio do dispositivo da criança. É possível bloquear apps, acompanhar o uso de celular por meio de relatórios simples, saber onde a criança está por geolocalização a cada hora e usar uma vez por dia um bloqueio total do celular (para um “tempo” em família).

O principal diferencial do aplicativo é seu processo de instalação. Diferente de muitos apps que têm no mercado, o AppGuardian está totalmente em português e está fluido. Ou seja, o processo para o responsável se cadastrar no aplicativo e registrar o app da ‘versão filho’ (Android) no celular de sua criança é simples e pode ser feito em menos de cinco minutos.

Outras funções de destaque são o bloqueio total do celular, algo necessário para tirar os olhos dos jovens da telinha. E, quando o bloqueio está ativo, ainda é possível trocar mensagens com o jovem. Com isso, o responsável não precisa ser tão arbitrário ou ter aquela ponta de remorso ao barrar o uso do celular.

O único ponto a melhorar no app é o design, ainda um pouco rústico. Vale frisar que o app tem potencial para incluir outras funções, como criação e acompanhamento de tarefas diárias das crianças.