Mi Fit

Simpático gráfico dos batimentos cardíacos, onde as partes mais baixas indicam caminhada e as mais altas, corrida

Decidi na pandemia que se não poderia ir à academia – no fundo, no fundo, não precisava do novo coronavírus para tomar essa atitude – que a academia viria até mim. Ok, uma versão simplificada, claro. A primeira atitude foi contratar um personal trainer para me dar treinos no play do prédio. Ou seja, não tenho escapatória. A segunda, foi escolher uma pulseira inteligente. Pesquisa vai, pesquisa vem, optei pela Mi Band 6.

Ela está associada ao aplicativo Mi Fit (Android, iOS), um app simples, mas que te informa quantos passos você deu ao longo do dia, batimento cardíaco, nível de estresse, histórico de exercício físico, além de belos gráficos sobre sua performance.

No treino de hoje, por exemplo, nos primeiros 20 minutos, percorri pouco mais de 2 Km, queimei 171 calorias e a média cardíaca ficou em 154 bpm, com pico de 172 bpm.

Mas, talvez, o diferencial da Mi Band para as outras é o PAI, ou Personal Activity Intelligence, um sistema que não deixa de ser de gamificação, e que mede a atividade diária do usuário e a frequência cardíaca, estimulando uma vida mais saudável, com exercício físico mais frequente.

Mi Fit

Gráfico dos pontos em PAI que ganhei em um treino, separado por tipo de exercício: baixo, moderado e intenso

Explico: A própria marca define esta ferramenta como um indicador pessoal de atividade fisiológica que se baseia em diferentes dados recolhidos pelo dispositivo como frequência cardíaca, intensidade da atividade diária e outros dados pessoais fornecidos pelo utilizador. A “fórmula” do PAI por completo, é um mistério que a Xiaomi guarda. Todos esses dados são convertidos em um “valor PAI” por meio de um algoritmo especial desenvolvido pela marca que é obtido ao realizar uma atividade de certa intensidade física com a pulseira sincronizada com o celular.

A ideia é que, se o usuário mantiver esse valor do PAI acima do nível 100, isso ajudará a prevenir o risco de morte por doenças cardiovasculares e, ao mesmo tempo, aumentar a expectativa de vida. A dica é: quanto maior e mais longa for a frequência cardíaca, mais pontos PAI você ganhará. E, para sua informação, alcancei 137 PAI hoje. Yeah!

O sistema exibe uma pontuação com base nos dados coletados nos últimos sete dias de atividade. Ou seja, depois desse período, o usuário perde os PAI conquistados. A ideia é que a pessoa faça atividade física constantemente, de modo a sempre manter a pontuação PAI em alta.

O app mostra todas essas funções, gráfico e acaba sendo um bom incentivo para continuar na atividade física.