Controlar os gastos com dados móveis é uma arte para poucos, especialmente em um universo que temos todos as sortes de aplicativos rodando em segundo plano, como apps de redes sociais, serviços de táxi, mapas, etc. Para ajudar os internautas, o Google lançou, em novembro de 2017, um aplicativo que ajuda a gerenciar os dados móveis no smartphone: o Datally (Android).

Diferentemente da aplicação interna dos smartphones Android – aquela que mostra os apps que gastam dados quando estão parados e coloca um teto de gastos na franquia móvel –, o app do Google vai além e coloca funções mais fidedignas ao dia a dia do consumidor, como um localizador de Wi-Fi por geolocalização.

O app permite ainda avaliar redes Wi-Fi públicas (abre um balão, como no Shazam, com um medidor que mostra quando o consumidor economiza em uma sessão via rede celular), criar conta de visitante (ótimo para pais, por exemplo), enviar, esporadicamente, alertas de uso, e, se conectado à operadora, verificar o saldo da assinatura e sua data de expiração.

Permissões

Importante frisar que o app pede alguns acessos pouco comuns, como: acesso ao telefone para monitorar o consumo; vê a localização do dispositivos para achar redes Wi-Fi próximas; vê os SMS para analisar o gasto com a operadora; e estabelece uma conexão via rede virtual privada (VPN) para bloquear o gasto de apps em segundo plano.

Resumo

O Google promete que o app ajuda a economizar em média até 30% da franquia. O valor varia dependendo do tipo de comportamento do usuário. No meu caso, como fico conectado a maior parte em redes Wi-Fi, a redução foi pouco significativa – apenas alguns MBs de minha franquia em duas semanas de uso.

Contudo, o Datally é muito mais intuitivo e fácil de usar do que a função embarcada no Android. Além disso, o aplicativo mantém design de outros produtos da companhia como Drive, Docs e Gmail. Seus ícones são de fácil assimilação para qualquer tipo de usuário, e o passo a passo colabora bastante para sua compreensão.

Por fim, um diferencial que ressalto é o fato de o Datally estar totalmente traduzido para o português.