O Sleipnir Mobile é uma opção de browser para quem já está cansado das escolhas mais tradicionais, como o Opera e o Safari. Em termos de velocidade de navegação, não deixa nada a dever aos concorrentes, além de não pesar muito no funcionamento do smartphone. Não é o tipo de app que vá mudar a vida de ninguém, e certamente podia ter um visual um pouco mais bem tratado, mas ainda assim não chega a ser uma má opção.

O app tem uma usabilidade bacana, embora seja um pouco menos “user friendly” do que o Opera. São muitos os botões disponíveis, o que, embora agregue no conjunto da obra, pode fazer com que o usuário médio demore um pouco mais a se acostumar com ele. Ainda assim, não é nada de outro mundo: a tela inicial é simples, com a home page exposta em tela inteira, e uma pequena barra de favoritos na parte de baixo. Uma vez selecionado o website que se deseja navegar, surge um pequeno botão, no canto inferior esquerdo, que dá acesso às tais funcionalidades. Há desde opções mais tradicionais, como postar notícias diretamente nas redes sociais (para isso é preciso sincronizar o browser com o Twitter ou Facebook) ou retornar para buscas no Google, até outras mais sofisticadas, como a possibilidade de “guardar” um arquivo para ler depois, à maneira como fazem apps como o Readability e o Instapaper.

Assim como no Opera, é possível navegar ao mesmo tempo em vários sites, que ficam dispostos em pequenos tiles organizados em faixas coloridas verticalmente expostas (não chegam a ser bonitas, mas cumprem bem a função de ordenar as páginas). Outra opção interessante é a de baixar arquivos para leitura offline, o que facilita um bocado a vida de quem está constatemente transitando por locais sem conexão Wi-Fi. Por fim, há um botão facilmente acessível para desligar o navegador. Parece bobo, mas isso é algo que realmente faz falta em muitos apps que se baixa por aí: você vai fechando as janelas, mas eles permanecem em funcionamento, comendo memória e bateria do smartphone.

Sleipnir Mobile no Google Play

Sleipnir na App Store