Coloquei o Avast Security & Photo Vault há cerca de um mês em meu iPad. Eles lançaram recentemente uma versão para dispositivos iOS e, a convite da empresa, pude testá-lo. O aplicativo tem quatro funções: proteger a identidade do usuário, ou seja, verificar se houve vazamento de senha; identificar se a rede Wi-Fi é segura ou perigosa para o dispositivo; proteger, por meio de criptografia, as fotos que estão no dispositivo; e, na versão premium, certificar que a navegação do usuário é protegida, dando a ele privacidade online com o recurso de Rede Virtual Privada (VPN).

Logo após instalar o Avast Security & Photo Vault, o app constatou o vazamento de senhas em dois aplicativos: o Dropbox e o Gmail, porém, esses problemas foram identificados e resolvidos anos atrás (2007 e 2017, respectivamente). E, mesmo assim, o Avast me comunicou. O aplicativo faz um rastreamento a partir do e-mail que você insere.

Em outro momento de uso, entrei com o tablet em uma rede Wi-Fi do hotel onde estou hospedada em Barcelona, para cobrir o MWC19. Tão logo preenchi os dados, ele entrou na Internet sem fio, porém, em vermelho, anunciou que a rede conectada não era segura e sugeriu que me desconectasse. Ele explica o por quê: “o roteador é vulnerável a ataques de rede. Esta rede sem fio não usa nenhuma criptografia ou ela é insuficiente. Cibercriminosos podem ver facilmente seu tráfego na Internet, incluindo seus dados pessoais, senhas e credenciais de login e dados do cartão de crédito.” Bom, depois do aviso, desliguei o iPad na hora para não correr riscos.

Sempre acreditei na premissa de que usuários de iOS estão mais seguros, mas, ao usar uma rede compartilhada, é importante lembrar que ninguém está a salvo.

Por fim, o aplicativo também pode proteger suas fotos em um cofre criptografado. Para isso, é preciso criar uma senha e as imagens só são acessadas depois que você digitar o código. Porém, atenção para o ponto fraco: caso você desinstale o Avast suas fotos irão juntas! O aplicativo avisa e sugere que você exporte os arquivos antes de retirar o app do dispositivo.

Durante o período de teste, o Avast não deixou meu tablet mais lento, o que era algo que temia. Mais um ponto positivo para ele.

O app está disponível na versão gratuita, porém sem a VPN, e premium, que custa R$ 15,90 por mês ou R$ 64,90 por ano, e tem a vantagem de ser em português