A Avast pretende expandir para a sua operação móvel a estratégia de gerar receita com recomendação de apps seguros para download. Hoje, a empresa adota esse modelo de monetização com os seus clientes de antivírus para desktop, sendo inclusive uma das maiores distribuidoras do navegador Chrome no mundo. "Estamos construindo uma plataforma para oferecer apps de terceiros. Vamos lançá-la assim que tivermos massa crítica de usuários móveis", afirmou o CEO da Avast, Vincent Steckler, em entrevista para MOBILE TIME durante breve passagem pelo Brasil na semana passada para assistir ao evento Tela Viva Móvel, em São Paulo.

Hoje a Avast disponibiliza gratuitamente um aplicativo de segurança móvel para Android, que inclui antivírus e diversas outras funcionalidades. Há uma versão paga, com algumas ferramentas extras, como prevenção a ataques do tipo "man in the middle" e funcionalidades mais detalhadas contra perda e roubo do telefone. A empresa não divulga a sua base de usuários pagos, mas reconhece que é relativamente pequena. O modelo de monetização através da recomendação de apps já é adotado por alguns de seus concorrentes, como a Psafe, e vem ganhando força entre serviços gratuitos de segurança móvel.

No Brasil, a Avast conta com 14 milhões de usuários de seu app de segurança móvel. A empresa foi apontada em recente pesquisa realizada por Mobile Time/Opinion Box como o app de antivírus mais popular entre os internautas  brasileiros, citado por 47% dos que utilizam tal serviço em seus smartphones.

Mais lançamentos

A Avast trabalha ainda com mais dois lançamentos em mobilidade para este ano. O primeiro é um serviço de segurança para acesso em redes Wi-Fi abertas, batizado como "Secure Me". Ele será gratuito e disponibilizado para Android e iOS. "A segurança em redes Wi-Fi é particularmente importante em mercados como o brasileiro, onde muita gente não tem plano de dados", explica o executivo. O app está em fase de testes beta.

Outro lançamento previsto para 2015 é de um aplicativo para gerenciamento da privacidade dos usuários em mobilidade. Sua previsão de lançamento é para o verão no hemisfério norte. Também será gratuito, mas restrito a Android.