Quem mora no Rio de Janeiro ou visitou a cidade nos últimos meses já reparou as bicicletas laranja que circulam pelas ruas com o logotipo do Itaú. Trata-se do Bike Rio, serviço de aluguel de bicicletas que conta com 53 estações espalhadas pela Zona Sul da capital fluminense. Com meu carro na oficina desde a semana passada, decidi finalmente experimentar o Bike Rio durante o último fim de semana, usando como interface o app para iPhone do serviço.

A primeira dica é comprar o passe mensal, se você acha que poderá  usar o serviço mais de um dia no mês. Afinal, o passe diário custa R$ 5 e o mensal, R$ 10.  A compra é feita pelo próprio app, usando cartão de crédito. Para retirar uma bicicleta, basta informar o número da estação e a posição do veículo nela. Pelo app se consegue localizar em um mapa as estações mais próximas de você e checar quantas bicicletas estão disponíveis. Antes de qualquer viagem, é fundamental verificar em qual estação se pretende devolver a bicicleta, e se há posições livres para isso. Cada viagem não pode durar mais que 60 minutos, caso contrário, é cobrada uma multa. E atenção par ao horário do serviço: ele está disponível entre 6h e 22h.

Minha sugestão de aperfeiçoamento do app é acrescentar ao mapa os traçados das ciclovias e ciclofaixas existentes no Rio de Janeiro e recomendações dos caminhos mais seguros quando não houver faixas exclusivas para ciclistas.

Para distâncias entre 1 e 3 Km, que seriam longas a pé mas curtas de carro, a bicicleta é o meio de transporte ideal, na minha opinião. A extensa malha de estações e a facilidade de retirada dos veículos tornam o Bike Rio extremamente conveniente. O que falta, contudo, é a cidade se adequar às bicicletas. Motoristas de ônibus passam raspando ao lado dos ciclistas. Em algumas ruas, é mais seguro circular de bicicleta pela calçada, incomodando os pedestres. Faltam campanhas de educação no trânsito carioca para uma convivência mais harmônica entre veículos automotivos e bicicletas. Mas isso só vai mudar se aumentar a quantidade de ciclistas nas ruas. Portanto, tenha coragem e pegue uma bicicleta!

ATUALIZAÇÃO: Existe um mapa colaborativo indicando ciclovias, ciclofaixas, oficinas de bicicletas e até chuveiros para ciclistas no Rio de Janeiro, no site Transporte Ativo. Pode ser uma boa fonte de informação para ser integrada ao app do Bike Rio.