Andar e digitar está nos tornando cada vez mais parecidos com equilibristas quando pedestres. Ou você tromba em pessoas por não tirar os olhos da tela, ou tem aquele encontrão com você por não sair daquela conversa do WhatsApp. Inclusive, me lembro de uma prefeitura, na Bélgica, que criou uma faixa na calçada para guiar os usuários a não trombarem uns nos outros.
Para momentos como esse, a empresa de software Opera criou o navegador Opera Touch (Android, iOS). Esse browser foi criado exclusivamente para navegar na web durante o transito. A ideia é que a pessoa faça a navegação na web apenas com uma mão.

Ganhador do Red Dot Awards de 2018 na categoria de design de interface, o app possui conceitos recentes como pesquisa por voz ou por leitura de QR code, além da tradicional digitação. Esse browser ainda tem um botão de ação rápida para acessar pesquisas e ver as páginas mais recentes acessadas.

Mas os principais atrativos estão em conectar direto a um computador via código QR, assim como acontece com WhatsApp Web, e assim ter todo o seu histórico instantaneamente.

Outra vantagem ante outros browsers, são as proteções contra problemas recentes, como: bloqueio de anúncios invasivos, mineração de moedas, pop-ups e caixas de diálogo de cookie – aquelas caixas chatas que aparecem no canto da tela para aceitar políticas de privacidade e de cookies.

Em experiência de uso, o Opera Touch não deve nada em relação a outro navegador. Inclusive tem o modo noturno que deixa a leitura em baixa luminosidade mais afável aos olhos. Mas a proposta inicial, do uso em trânsito com uma mão só, é quase nula. Em suma, este browser vale mais pelas suas funcionalidades adicionais do que por sua ferramenta principal.