A produtividade é um dos maiores desafios nos dias atuais. Ainda mais com o tanto de tela e aplicações que temos na nossa frente. É a TV, o tablet, o smartphone, o sistema de infoentretenimento do carro, o relógio conectado. Temos uma variedade tão grande de consumo de conteúdo diário na tela que, em alguns momentos, é melhor dar um ‘chega!’ em tudo.

Dar esse ‘chega’ é a ideia do Stay Focused (Android), aplicativo que funciona como um app block. Ou seja, ele que restringe o uso de apps para a pessoa se concentrar ou mesmo para um detox digital. O interessante é que ele consegue fazer esse bloqueio de aplicações por tempo selecionado ou intervalo de tempo.

Parece simples a ideia, mas é muito boa para pessoas que gastam muito nas redes sociais e precisam estudar, ou para pais e mães que precisam bloquear o tempo de uso dos filhos em um dispositivo móvel. Ou até o contrário, como aqueles usuários que querem administrar seu tempo dentro de um app.

O Stay Focused ainda monta um perfil de quanto tempo a pessoa gasta em uma aplicação. Assim é possível ter um panorama de quais aplicações são as mais utilizadas em um smartphone, por exemplo. Totalmente em português, este app é gratuito mas tem muitas propagandas e algumas limitações, como opção de senha. Para habilitar, o usuário deve assinar a opção paga que custa a partir de R$ 19,90 o mês.