Se existe uma categoria que avançou nos últimos anos com a mobilidade no Brasil é o delivery. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o comércio móvel brasileiro, 80% dos brasileiros fizeram compras móveis (via app ou site) e 54% dos brasileiros já pediram refeição através de aplicativos.

Um desses aplicativos é o Rappi (Android, iOS), app colombiano que está no Brasil desde julho de 2017. Com presença em mais de 13 cidades brasileiras, esta plataforma se diferencia como um “delivery de tudo”, desde entrega de dinheiro até compras em supermercados. Destaca-se ainda pela categoria Qualquer Coisa, que permite comprar qualquer produto.

Recentemente testei o delivery de comida da plataforma. Se comparado com outras ferramentas do gênero, ele tem um design mais amigável e traz todas as informações em tempo real: do momento do pedido feito até o mapa da entrega. Além disso, a entrega foi bem rápida e tem até tem opção de gorjeta para o entregador. O pedido (um combo com sanduíche, milk-shake e batata) não foi muito caro e nem foge da média dos outros app.

Por outro lado, há poucos restaurantes na região que pedi (ABC Paulista) e poucas ofertas. Algo que deve crescer neste ano, com as novas ferramentas de relacionamento com o comerciante que a companhia lançou recentemente. E há poucas opções de pagamento (cartão de crédito, dinheiro ou PayPal), falta uma opção de débito, por exemplo.

Ou seja, a estrutura do app está bem resolvida. Tem alguns trechos em espanhol que precisam ser traduzidos, mas são bem pontuais. Agora, a Rappi precisa estruturar o seu relacionamento com os comerciantes e dar mais opções de pagamento, de forma que consiga monetizar mais. Cito novamente a pesquisa do Mobile Time/Opinion Box: 39% dos consumidores brasileiros querem integração com apps bancários para facilitar o pagamento via boleto, por exemplo.