A habilidade com desenho e artes gráficas não é para qualquer um. É preciso anos de estudo, preparo e expertise no desenvolvimento de peças e, em alguns casos, até um dom bem apurado, algo que muitas pessoas não têm. Por mais que a tecnologia tenha avançado tremendamente com softwares gráficos cada vez mais fáceis de usar, ainda assim é preciso um conhecimento em computação para usar essas aplicações.

Procurando ser um meio termo entre os designers e as pessoas que entendem de tecnologia, o aplicativo Canva (Android, iOS) busca levar funções desses softwares, porém com simplicidade. O app permite aos usuários criarem templates para publicação nas redes sociais, cartões de visita e convites.

São mais de 60 mil templates e 3 mil fotos para criar artes simples. O app também tem opção para inserir fotos de drivers externos (Google Drive, Dropbox, ou do próprio dispositivo), contudo essa opção demonstrou problema. Após o upload, a imagem ficou grande demais e para fazer a redução (pinch in) o dispositivo travava.

O ideal é usar as imagens que o app tem no sistema. Ou seja, o aplicativo é destinado ao usuário comum. Se você precisa publicar um Story diferenciado no Instagram ou criar um cartão de aniversário, o Canva é uma boa opção. Agora, a pessoa que precisa criar um cartão de visita (com logomarca da empresa, por exemplo), o ideal é procurar algo mais profissional.