Tela do Canva para publicação em rede social (reprodução: Canva)

Imagem é tudo no mundo de hoje, não é mesmo? Um dos melhores exemplos que reflete isso é a recente pesquisa da Opinion Box sobre o Instagram: 92% dos usuários brasileiros entram diariamente na rede social.

Nesse mundo mais imagético é natural que as marcas comecem a conversar por esses canais, em especial porque eles têm credibilidade. No caso do Instagram, por exemplo, a pesquisa revelou que 55% dos consumidores já usaram o app para se relacionar com marcas e 58% compraram produtos influenciados por usuários da rede.

Em um espaço como esse, a utilização de ferramentas imagéticas é fundamental. No passado, dei exemplo de soluções pagas e gratuitas – como o Adobe Photoshop Camera – e hoje, a coluna Dicas de Apps traz mais uma opção para usar nas redes sociais: o Canva (Android, iOS). Totalmente em português, a plataforma – que também funciona em desktops – tem mais de 60 milhões de usuários ativos por mês que criaram mais de 7 bilhões de designs.

Para efeito de comparação, o review do Canva feito por Mobile Time em 2019 abordava a plataforma apenas para edição de fotos, hoje é possível editar vídeos.

Embora tenha versões pagas nas assinaturas Pro e Enterprise, o aplicativo grátis é uma ótima alternativa para quem está se aventurando em editar imagens e vídeos, além de criar designs para publicar nas redes sociais.

Em sua versão gratuita, o Canva tem: 250 mil templates; 100 tipos de design prontos; centenas de fotos e elementos gráficos; possibilidade de trabalho em equipe; e armazenamento de 5 GB. São tantas funções que o usuário até se confunde.

Sim, sem exagero, o app poderia ser mais simples e ter as suas ferramentas mais sintetizadas e claras. É comum o consumidor ficar caçando a função certa na barra de tarefas de uma edição de um vídeo, por exemplo.

Como o Canvas é aquela história que repeti outras vezes: se você está se aventurando em editar conteúdo para colocar em stories e para uso próprio, ou tocar um pequeno negócio, aplicações gratuitas como Canva são essenciais.

Agora, se passou dessa fase e produz materiais mais elaborados e que demandam uma qualidade de finalização mais apurada, o ideal é usar ferramentas pagas e mais customizáveis, como os programas da Adobe ou até começar com o Canva Pro, que custa a partir de R$ 35 ao mês.