A dica de aplicativo desta semana é para quem está casado, noivo, em compromisso e usa aliança. Falaremos do Ring Sizer by Jason Withers (Android, iOS), um app para medir o tamanho de anéis e alianças com mais de 1 milhão de downloads apenas na Google Play. Mas antes instalação, quem é o tal do Jason Withers?

Bem, Jason Withers é uma marca de joias com sede em Sidney, Austrália. O site é bem simples, mas a empresa aposta pesado em apps, inclusive com opção do seu app de noivado Engagement Rings (iOS) para rodar em Apple TV, com mais de 300 modelos e assim a pessoa pode comprar do conforto de seu sofá, mas apenas na Austrália – mas quem quiser arriscar, escolher um modelo pode perguntar por qualquer um dos apps.

Essa empresa contratou o desenvolvedor ucraniano Mike Melnikov, do estúdio Cherry Design, que, apesar da guerra, segue em plena atividade, inclusive produzindo para empresas de vários países.

Simples e funcional

Imagem da tela de medida de anel/aliança do Ring Sizer (reprodução: Jason Withers)

Mas voltando à análise de app de hoje. O Ring Sizer tem um mecanismo muito simples que une o offline e o online para medir o tamanho de um anel ou aliança e mostra que, em um universo que o pessoal tenta colocar funções com realidade aumentada, metaverso, realidade virtual, realidade mista, às vezes o simples é o melhor caminho.

Ao abrir o app, o usuário acessa a opção principal “Sizer”. Nela, o internauta vê um diagrama com uma circunferência. Na sequência, o usuário tira o anel/aliança do dedo e coloca na tela, em cima desta circunferência. Depois usa uma régua embaixo para ajustar o tamanho do anel que aparece em milímetros e em uma tabela com os padrões de tamanho de anel por região. O tipo de metragem do Brasil é o mesmo do Japão e China (JP/CN) que está na última coluna. Com isso, a pessoa pode ver o seu anel/aliança e o tamanho que joalheiras e ourives usam para ajustar as joias.

Em tempo, o Ring Sizer está todo em inglês, mas isso não impede seu uso, pois o app é totalmente fácil para qualquer pessoa independente do idioma.

Por que vou usar esse app?

Por mais que pareça fútil, explico que é comum para casais ajustarem suas alianças ou anéis de compromisso/noivados de tempos em tempos. Assim como fazer a devida manutenção e limpeza. Se o usuário não tem uma noção do tamanho e não está marcado em sua aliança, o app ajuda com essa medida.

Agora se você que emagreceu ou engordou na pandemia e o anel está cortando a circulação do seu dedo, ou foi à praia, deu um mergulho, perdeu o anel e não quer ir na joalheira experimentar anel por anel e correr o risco de passar carão de ter anel da joalheria preso no seu dedo e ter que ficar passando manteiga, azeite e fazendo até um doux nas próprias mãos, a dica que dou do ‘tempo da vovó’ é usar uma linha de costura em volta do dedo. Mas, agora, pega o círculo e mede no app. Assim não tem que passar o carão dois de levar a linha ao joalheiro/ourives.

Versão paga

Tem uma versão pro standalone (separada) do app principal, o Ring Size Pro (Android, iOS), que tem tradução para francês, espanhol, ucraniano e azerbaijano, além de mais recursos visuais, métricos e uma versão para Apple Watch na versão iOS. Seu preço é R$ 8 na Google Play e R$ 10 na App Store.