Os 60 atletas olímpicos patrocinados pela Visa receberam um anel de pagamento que funciona como um cartão de débito pré-pago com tecnologia NFC (Near Field Communications). São atletas de 25 países e de 21 esportes diferentes. O anel é à prova d'água. O produto por enquanto é um protótipo e não é comercializado.

Esta é uma das quatro novas iniciativas de pagamento sem cartão que a Visa stá apoiando durante os jogos olímpicos, evento do qual é patrocinadora. As outras três são uma pulseira, em parceria com o Bradesco; um relógio, em parceria com a Swatch, a OT e a Brasil Pré-pagos; e o Samsung Pay, serviço de pagamento móvel da fabricante sul-coreana.

Biometria

A bandeira de cartões está aproveitando as Olimpíadas também para demonstrar novas formas de autenticação biométrica que podem ser associadas a pagamentos. Uma delas é um escaner sem contato que verifica de uma só vez as digitais de quatro dedos de uma pessoa, diminuindo o risco de falso positivo. Ele foi desenvolvido pela Morpho e está sendo exibido em um espaço montado pela Visa dentro do hotel Windsor, em Copacabana.

Uber

Por fim, a Visa criou uma ação de marketing em parceria com o Uber que vai acontecer em seis cidades do mundo durante as Olimpíadas: Rio de Janeiro, Santiago, Cidade do México, São Francisco, Nova Iorque e Dubai. Ela consiste em equipar alguns carros do Uber com tablets nas costas dos bancos da frente, voltados, portanto, para os passageiros, e nos quais será ativado um aplicativo que filmará as pessoas sobrepondo itens esportivos em suas imagens, como toucas de natação etc. O aplicativo será aberto somente em corridas de Uber Pool, para incentivar a interação entre os passageiros.