O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira, 3, o aplicativo Rede Escola (Android, iOS), desenvolvido pela Polícia Militar para ser usado por alunos ou funcionários de escolas. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas para ampliar a segurança nas instituições de ensino públicas e privadas. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, às 11h, com a participação do governador, Cláudio Castro.

Aplicativo Rede Pública

Lançamento do aplicativo Rede Pública contou com a participação do governador do Rio, Cláudio Castro. Foto: Luiz Alvarenga/divulgação

A ideia é que a pessoa possa chamar uma viatura da PM em caso de emergências dentro das escolas. Para isso, o usuário deve preencher um cadastro, com nome, CPF, telefone, data de nascimento e e-mail. É preciso também informar a ligação com a instituição de ensino – se é aluno ou professor, por exemplo.

Depois de realizar o cadastro, para conseguir usar o Rede Escola, a pessoa deve estar a, no máximo, 500 metros da instituição da unidade escolar, de modo a evitar possíveis fraudes ou trotes. Ao abrir o app, basta clicar no botão vermelho da tela do app e a unidade mais próxima da PM será acionada em segundos.

Segundo a Polícia Militar, todas as unidades escolares do estado estão reunidas no app.